Aproveite para ganhar
20% OFF
na sua primeira compra.
Ao descobrir para que serve o óleo de rosa-mosqueta, você perceberá que é mais do que um ingrediente natural usado na culinária, como em geleias, sopas e chás ¹. Não à toa, ganhou espaço na rotina de skincare de quem cuida diariamente da pele do rosto, inclusive dos lábios.
Extraído das sementes da planta Rosa aff. rubiginosa, esse fitoterápico ganhou destaque não só entre os adeptos da beleza natural, mas também no meio científico. Logo, cada vez mais surgem estudos sobre seus benefícios ¹.
Sua composição, rica em ácidos graxos, antioxidantes e vitaminas, desperta o interesse de quem busca cicatrização, hidratação e rejuvenescimento da pele. E tudo de forma eficaz e segura, com poucas contraindicações ¹,².
Nas últimas décadas, o óleo de rosa-mosqueta deixou de ser apenas sabedoria popular e recebeu comprovação de suas propriedades terapêuticas¹. E, agora, pode fazer parte da sua rotina de cuidados!
Para saber o que é óleo de rosa-mosqueta, seus benefícios e aplicações, leia até o final e aprenda!
Resumo
Conteúdos relacionados
O óleo de rosa-mosqueta é um produto natural extraído das sementes da Rosa aff. rubiginosa ou Rosa canina, plantas silvestres da família Rosaceae. Trata-se de um óleo vegetal rico em nutrientes que contribuem para a saúde e regeneração da pele ¹.
Originária da Europa Central, apareceu na América do Sul devido aos colonizadores espanhóis e cresce espontaneamente na região central e sul do Chile. A extração do óleo ocorre a partir da prensagem a frio das sementes de seus frutos, processo que preserva suas propriedades terapêuticas e cosméticas¹,².
Sua composição impressiona pela alta quantidade de nutrientes benéficos à saúde do corpo e da pele, como ¹,²,³:
Sem falar no ácido trans retinóico, uma forma natural da vitamina A que estimula a produção de colágeno e a regeneração cutânea ²,³.
Esses compostos explicam por que o óleo é tão valorizado para cuidados com a pele e, por isso, tão usado na indústria cosmética ²,³.
O óleo de rosa-mosqueta é um verdadeiro amigo da saúde da pele devido, principalmente, à sua composição rica em ácidos graxos essenciais. Esses compostos são fundamentais para manter a integridade, ajudar na regeneração celular e formar a estrutura das membranas das células¹.
A seguir, veja para que serve o óleo de rosa-mosqueta em diferentes situações, conforme pesquisas e estudos de especialistas.
Os ácidos graxos essenciais reforçam a barreira natural da pele, protegem contra a perda de água e mantêm a hidratação. Fazem parte da estrutura dos fosfolipídios das membranas celulares, que regulam processos importantes, como transporte de nutrientes e comunicação celular ¹.
A presença de ácidos graxos e de ácido trans retinóico (derivado da vitamina A) acelera a proliferação celular, a formação de colágeno e o fechamento de feridas. Logo, favorece a regeneração tecidual e o tratamento de cicatrizes ¹,³.
Graças à combinação de vitamina C, polifenóis e carotenoides, o óleo protege as células contra o estresse oxidativo, o que retarda o envelhecimento da pele, previne rugas e melhora a firmeza ¹,².
O óleo de rosa-mosqueta se mostra eficaz na melhora da aparência da pele fotoenvelhecida (danificada pelo sol), devido à ação antioxidante da vitamina C e à regeneração promovida pelos ácidos graxos e vitamina A ²,³.
O óleo apresenta potencial anti-inflamatório por conter compostos fenólicos que ajudam a aliviar vermelhidões e inflamações ¹.
Estudos também comprovam seu efeito imunomodulador, que ajuda a resposta do organismo a irritações e danos celulares ².
Os compostos fenólicos também podem ter efeito bacteriostático, o que significa que inibem o crescimento de microrganismos e auxiliam na proteção de lesões e na saúde geral da pele ¹,².
O ácido trans retinóico (vitamina A) estimula a formação de novos vasos sanguíneos e aumenta a espessura da pele, o que gera mais firmeza e resistência. Além disso, ativa a produção da matriz extracelular, fundamental para a sustentação cutânea ³.
Leia também: Envelhecer com saúde é possível? Conheça 6 estratégias poderosas
Saber como usar o óleo de rosa-mosqueta faz toda a diferença para aproveitar seus benefícios ao máximo. Sobre suas formas de aplicação, você pode usá-lo puro, diretamente na pele, ou em cosméticos, como óleos labiais, cremes, loções e séruns. Além disso, é possível encontrá-lo em forma de cápsulas, com uso mais voltado à saúde interna ².
Veja abaixo algumas formas de usar o óleo de rosa-mosqueta.
O óleo de rosa-mosqueta pode ser usado dermatologicamente no tratamento de cicatrizes queloides, hipertróficas, cicatrizes acneiformes e radiodermites (dermatite por radiação) ¹.
Estudos de especialistas indicam que cremes com óleo de rosa-mosqueta obtiveram resultados satisfatórios na atenuação dos efeitos do envelhecimento, especialmente rugas e linhas de expressão ¹.
No Brasil, você encontra o óleo de rosa-mosqueta em cosméticos e suplementos alimentares (em cápsulas, soluções oleosas e emulsões). Já na Europa, faz parte da Farmacopeia e está presente em medicamentos fitoterápicos para osteoartrite ².
Apesar de geralmente bem-tolerado, é importante saber quando evitar o óleo de rosa-mosqueta ou usá-lo com cautela.
Pessoas com pele oleosa ou acneica devem ficar atentas, pois o uso excessivo do produto pode intensificaro quadro ⁴. Nessas situações, consulte um dermatologista antes de incluir o óleo na rotina de cuidados.
Como boa prática, faça um teste de sensibilidade antes da primeira aplicação e opte por produtos de procedência confiável e sem aditivos irritantes.
Ao longo deste artigo, você descobriu para que serve o óleo de rosa-mosqueta e o poder de seus compostos naturais, que ajudam a hidratar, regenerar, suavizar rugas, auxiliar a cicatrização e ainda proteger a pele com seu alto poder antioxidante.
Para experimentar esses benefícios na prática, uma forma prática e segura é com o Lip Oil Epidrat Hyalu, que leva óleo de semente de rosa-mosqueta em sua fórmula. Além disso, o produto combina outros ativos poderosos, como ⁵:
Disponível em versões com e sem cor, o Lip Oil ainda conta com FPS 30 ⁵!
Experimente o Lip Oil Epidrat Hyalu e saiba onde comprar o seu!
O óleo de rosa-mosqueta é um óleo vegetal extraído das sementes da planta Rosa aff. rubiginosa, rico em nutrientes, como ácidos graxos essenciais, vitamina C, carotenoides e polifenóis. Contribui para a regeneração, hidratação e proteção da pele ¹,².
O óleo de rosa-mosqueta serve para hidratar profundamente a pele, acelerar cicatrização, proteger contra o envelhecimento precoce, suavizar rugas, reduzir inflamações e melhorar a firmeza da pele, além de tratar cicatrizes e danos causados pelo sol ¹,²,³.
A rosa-mosqueta contribui para hidratar e regenerar a pele. Além disso, tem ação antioxidante, antienvelhecimento e anti-inflamatória, ajuda a cicatrizar feridas, melhora a firmeza e reduz linhas finas e rugas, o que promove uma pele mais saudável e resistente ¹,²,³.
1. Santos, Joyce Silva dos, Ana Beatriz Duarte Vieira, e Ivone Kamada. A Rosa Mosqueta no tratamento de feridas abertas: uma revisão. Revista Brasileira de Enfermagem 62 (2009): 457-462.
2. ALVES, Jaianne Lourença, e Dayeli de Sousa MELO. Uso do óleo de rosa mosqueta na prevenção e tratamento das alterações, estéticas faciais do fotoenvelhecimento cutâneo: revisão integrativa. (2021).
3. Santos, Joyce Silva, Lívia Cristina Lira de Sá Barreto, e Ivone Kamada. Rosa mosqueta como agente curativo potencial. Revista Cubana de Enfermería 34.1 (2018): 154-166.
4. Araujo, Andressa Martins, et al. Avaliação da atividade e eficácia do óleo vegetal de rosa mosqueta como agente despigmentante: um estudo de revisão. Research, Society and Development 11.14 (2022): e385111436674-e385111436674.
5. Embalagem do Lip Oil Epidrat Hyalu.