Notar os primeiros fios brancos ainda na juventude pode ser surpreendente – e, muitas vezes, desconcertante. Embora o envelhecimento capilar seja comum a partir dos 40 anos, o aparecimento de cabelo branco em jovens é cada vez mais frequente 2-6.
Essa situação levanta uma série de questionamentos: será que tem relação com a herança genética? Ou fatores do dia a dia, como estresse, alimentação e problemas de saúde, ajudam a acelerar esse processo 2-6?
O embranquecimento dos fios acontece quando os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, sofrem danos ou perdem sua função com o tempo. Embora ocorra de forma natural com o passar dos anos, em muitos casos o processo começa antes do esperado, até mesmo na adolescência 2-6.
Se esse é o seu caso, continue a leitura. A seguir, você vai entender o que pode causar o cabelo branco precoce e como cuidar melhor dos fios e da sua saúde capilar.
Resumo
-
O cabelo branco surge quando os melanócitos reduzem ou perdem a capacidade de produzir melanina, pigmento responsável pela cor dos fios 2.
-
Fatores genéticos têm grande influência no surgimento do cabelo branco em jovens, especialmente quando há alterações no gene IRF4 3.
-
Algumas doenças, como distúrbios da tireoide, anemia e condições autoimunes, também favorecem o embranquecimento precoce dos cabelos 4-6.
-
Maus hábitos, como tabagismo, alimentação inadequada e exposição a poluentes, afetam a saúde capilar e aumentam os riscos de fios brancos 6.
Conteúdo relacionado
Afinal, o que causa o cabelo branco em jovens?
O cabelo branco em jovens, ou canície capilar, nada mais é do que fios que passaram por um processo de descoloração devido à ausência de melanina no córtex, o principal componente dos fios, responsável por determinar aspectos como a forma, elasticidade e, claro, a cor do cabelo.
Desse modo, quando os primeiros fios brancos são identificados, significa que o cabelo está passando pelo processo de despigmentação.
Essa mudança acontece da seguinte forma: a tirosinase, enzima produtora da melanina que se encontra presente no córtex, tem seu ritmo de produção diminuído e os melanócitos passam por um processo de envelhecimento, resultando no aparecimento dos fios brancos.
Segundo a pesquisa Greying of the human hair: A worldwide survey, revisiting the '50' rule of thumb, publicada no British Journal of Dermatology, indivíduos de pele clara tendem a perder a coloração dos cabelos a partir dos 30 anos, enquanto pessoas de pele negra geralmente passam por esse processo a partir dos 40 ².
No entanto, apesar dos indícios científicos, em algumas pessoas essa condição não acompanha o estágio natural e começa mais cedo, como na adolescência, por exemplo.
E, acredite, cabelos brancos na juventude são mais comuns do que se imagina, sobretudo devido a alguns fatores que podem contribuir para a despigmentação dos fios de forma prematura, como a genética, problemas de saúde, condição de vida e até mesmo hábitos alimentares.
O que causa o cabelo branco precoce? 4 principais motivos
Fator genético
Para algumas pessoas, a resposta para a dúvida sobre o que causa cabelo branco em jovens pode ser pura e simplesmente genética, especialmente associada a uma causa hereditária, transmitida de pais para filhos.
Segundo pesquisa da University College London, pessoas mais jovens que apresentaram alterações no gene IRF4, responsável por regular a melanina, tinham mais predisposição a ter cabelos brancos ³.
Para chegar à conclusão, o estudo reuniu mais de 6.300 pessoas de diversas regiões do mundo, entre europeus, latinos, nativos americanos, indígenas e africanos. E assim foi identificado que o histórico familiar é uma das maiores causas da canície capilar precoce.
Estresse
Uma das principais reações dos seres humanos é o estresse, que ocorre quando estamos prestes a presenciar alguma situação de perigo ou medo.
Essa condição mantém nosso corpo ativo e prolonga a liberação do hormônio cortisol, causando uma série de alterações físicas e emocionais.
Esse cenário acaba criando um ambiente tóxico para os melanócitos e as alterações nessas células podem levar ao aparecimento do cabelo branco, segundo uma pesquisa publicada no periódico Nature Medicine 4.
Outro estudo que aborda a relação entre estresse e a despigmentação dos fios é a pesquisa realizada pela Harvard University.
Durante o estudo, os especialistas descobriram que o estresse pode causar danos permanentes às células-tronco melanocíticas, principais produtoras da melanina 5.
Problemas de saúde
Ao falarmos sobre o que causa cabelo branco em jovens, os problemas de saúde em geral também podem contribuir para o aparecimento dos fios.
Enfermidades inflamatórias que podem causar a queda de cabelo, como a alopecia areata, e doenças de despigmentação, como o vitiligo, também podem favorecer o aparecimento da canície capilar.
Distúrbios da tireoide e anemia também podem induzir o embranquecimento dos fios, assim como alguns tipos de medicamentos, como os quimioterápicos e anticonvulsivantes.
Hábitos de vida
Por fim, temos os hábitos que adquirimos ao longo da vida. Assim como acontece com outras condições de saúde, o aparecimento de cabelo branco em jovens pode estar associado a algumas escolhas que fazemos diariamente.
Entre as causas, podemos elencar o tabagismo como um dos principais hábitos que pode favorecer o embranquecimento do cabelo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 24 milhões de adolescentes, entre 13 e 15 anos, já fazem uso de substâncias derivadas do tabaco. No Brasil, são cerca de 100 mil.
Além de trazer sérios problemas respiratórios e cardíacos, a nicotina também age diretamente na diminuição do fluxo sanguíneo em todo o corpo, sobretudo no couro cabeludo.
Também não se pode esquecer que a ação do monóxido de carbono, encontrado na fumaça do cigarro, pode comprometer a oxigenação celular, comprometendo diretamente a nutrição e vitalidade capilar.
Essas informações podem ser comprovadas pela pesquisa publicada no British Journal of Medicine, no qual foi analisada a relação entre o cigarro e o embranquecimento dos fios.
O estudo concluiu que o tabagismo pode favorecer o aparecimento de cabelos brancos e a calvície, sobretudo em homens 6.
Outros fatores externos que podem contribuir para o envelhecimento dos fios são:
-
má alimentação
-
consumo excessivo de álcool
-
poluição do ar
Deste modo, manter bons hábitos de vida também pode ser uma solução para evitar o surgimento dos fios despigmentados.
Se você notar o aparecimento de cabelos brancos em grande quantidade antes dos 30 anos, o caminho mais recomendado é procurar um médico especialista para diagnosticar a causa dessa condição.
Afinal, ele saberá avaliar seu quadro e indicar as melhores estratégias de tratamento. Dessa forma, garante-se que você tenha resultados mais eficazes e satisfatórios.
Agora que você já sabe o que causa o cabelo branco precoce, confira outras dúvidas comuns sobre o tema.
FAQ
Por que tenho cabelo branco aos 20 anos?
Ter cabelo branco aos 20 anos pode estar relacionado a fatores genéticos, estresse, problemas de saúde ou hábitos de vida. A genética é uma das principais causas, ou seja, se há histórico familiar de embranquecimento precoce dos fios, é possível que ocorra com você 3.
Além disso, o estresse intenso pode danificar as células responsáveis pela produção de melanina, assim como algumas doenças, como distúrbios da tireoide, anemia ou condições autoimunes (como alopecia e vitiligo). Maus hábitos, como tabagismo, má alimentação e exposição a poluentes, também são fatores que aceleram esse processo 4-6.
O que causa o cabelo branco?
A diminuição da melanina, pigmento que define a cor dos fios, causa o cabelo branco. Quando os melanócitos envelhecem ou sofrem danos, perdem a capacidade de produzir melanina de forma eficiente. O envelhecimento natural do corpo costuma desencadear esse processo, mas outros fatores, como herança genética, estresse, distúrbios da tireoide, anemia, doenças autoimunes e o uso de certos medicamentos também contribuem 3-6.
Fumar, consumir alimentos pobres em nutrientes, ingerir álcool em excesso, expor-se ao sol sem proteção e viver em ambientes poluídos são hábitos que aceleram ainda mais o surgimento dos fios brancos 3-6.
O estresse causa cabelo branco?
Sim, o estresse pode causar cabelo branco. Situações estressantes estimulam a produção de cortisol, hormônio que altera o funcionamento de diversas células do corpo, inclusive os melanócitos, responsáveis pela produção da melanina 4,5.
Estudos indicam que o estresse danifica as células-tronco que regeneram os melanócitos, o que acelera o processo de despigmentação dos fios. Assim, os cabelos perdem a cor natural e começam a ficar brancos de forma precoce 4,5.
Existe tratamento para cabelo branco?
Atualmente, não existe um tratamento para cabelo branco que reverta de forma definitiva o processo de despigmentação. Porém, é possível adotar estratégias que ajudem a retardar o aparecimento dos fios brancos, como manter uma alimentação equilibrada, evitar o estresse, tratar doenças subjacentes e abandonar hábitos prejudiciais, como o tabagismo 1-6.
Em alguns casos, médicos dermatologistas podem indicar o uso de suplementos ou tratamentos tópicos. Portanto, ao notar cabelo branco precoce, o ideal é buscar orientação profissional para investigar a origem do problema e discutir opções de tratamento de forma individualizada 1-6.
Para quem busca cuidar da saúde capilar de forma completa, vale conhecer o Shampoo Fortalecedor e a Loção Pielus Forte.
Com ação 4 em 1, essa combinação fortalece os fios, reduz a queda, estimula o crescimento, aumenta a espessura e densidade capilar e, ainda, ajuda a prevenir o aparecimento precoce dos fios brancos.
Ou seja, uma solução eficaz para quem deseja manter os cabelos mais saudáveis e protegidos.