O envelhecimento é um processo natural e, ao longo dos anos, três fatores tornam mais evidentes as mudanças pelas quais o corpo passa: a flacidez, a perda de gordura facial e a reabsorção óssea1. Daí o interesse por soluções, como qual o melhor colágeno para flacidez.
As alterações começam desde os 25 ou 30 anos, quando o organismo começa a passar por mudanças1.
Com a diminuição da produção de colágeno, a flacidez fica mais evidente, pois a pele perde sustentação. A redução da gordura facial diminui o volume da face. Já a reabsorção óssea é um processo natural de remodelação dos ossos, que pode fragilizar as estruturas1.
Apesar desses processos acontecerem naturalmente e serem inevitáveis, o estilo de vida, alimentação e fatores externos, como tabagismo, falta de proteção solar, consumo excessivo de bebidas, entre outros, afetam a qualidade, hidratação e elasticidade da pele1.
Neste artigo, o foco é na flacidez, suas causas e como melhorar esse aspecto da pele e escolher o melhor colágeno entre os tipos disponíveis no mercado.
Continue e boa leitura!
O que é flacidez da pele?
A flacidez da pele, ou flacidez tissular, é uma das características do processo de envelhecimento que acontece quando as fibras responsáveis pela sustentação e elasticidade não desempenham a sua função com eficiência. Sem firmeza, a pele fica mais “mole” e com aspecto “caído”2.
Esse processo é progressivo, ou seja, à medida que os anos passam os efeitos tornam-se perceptíveis. A mudança está diretamente relacionada à diminuição da produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico na derme2.
Vale destacar que o envelhecimento fisiológico não é uma consequência só para as mulheres, apesar do público feminino se preocupar mais com a aparência da pele. Os homens também estão suscetíveis às mesmas transformações2.
A segunda edição do estudo Cosmentology® do Grupo Croma, divulgada em 2024, destaca que 72% dos homens afirmaram que cuidam da beleza e o hábito não é visto como "coisa de mulher"3.
Na primeira edição, realizada em 2018, apenas 34% do público masculino entrevistado no Brasil tinha essa preocupação na rotina3.
Então, saber qual o melhor colágeno para flacidez e conhecer soluções para manter a pele bonita são duas questões que interessam a ambos os sexos.
O que causa flacidez na pele?
O principal fator que causa a flacidez na pele é a diminuição da produção de fibras de colágeno, elastina e ácido hialurônico, levando à perda de elasticidade e firmeza2.
A perda é gradual e lenta e, apesar de ainda não existirem dados concretos sobre esse mecanismo, os estudos apontam a participação da elastase, um tipo de enzima que degrada as cadeias de fibras elásticas, o que reduz a elasticidade da pele; e das colagenases (metaloproteinases) que degradam as fibras de colágeno2.
As características genéticas individuais também influenciam a diminuição das fibras de sustentação ao longo dos anos2.
Outro fator que atua nesse processo é a exposição excessiva à radiação solar, que degrada as fibras das proteínas de colágeno e elastina e acentua a flacidez2.
Os raios UVA contribuem diretamente para o aparecimento da flacidez agindo através da produção de radicais livres. Já os raios UVB favorecem o surgimento do envelhecimento devido alterações diretas no DNA das nossas células da pele. Por isso, é fundamental não se expor ao sol e proteger a pele para evitar todos esses danos e outros mais2.
Leia também >>> Fator de Proteção Solar: tudo que você precisa saber sobre o tema.
Quais são os tipos de colágeno disponíveis no mercado?
Os principais tipos de colágeno encontrados no mercado são: colágeno hidrolisado, colágeno não hidrolisado, colágeno VERISOL® e colágeno hidrolisado tipo II. Conheça as características de cada opção a seguir:
Colágeno hidrolisado
O colágeno hidrolisado é uma opção de suplemento alimentar que contém partículas da proteína quebradas em fragmentos menores. Isso ocorre por meio de um processo de quebra enzimática que facilita a absorção pelo organismo4.
Esse tipo não está relacionado a um tipo específico de colágeno. Assim, a ingestão beneficia a manutenção das estruturas e construções dos tecidos na totalidade4.
Colágeno não hidrolisado
O colágeno não hidrolisado é a versão na qual as moléculas da proteína estão inteiras na fórmula, pois não passam pela ação de nenhuma enzima5.
Isso significa que a decomposição do colágeno suplementado por essa via é mais difícil devido ao peso molecular e a absorção, de fato, é limitada5.
Colágeno VERISOL®
O colágeno VERISOL® é uma das tecnologias mais modernas para a suplementação da proteína. As moléculas de colágeno passam por duas etapas de hidrólise: a térmica e a enzimática4.
O resultado são peptídeos bioativos, estruturas capazes de estimular a produção de um tipo específico de colágeno em uma região do corpo, como pele, unha e cabelo4.
Colágeno hidrolisado tipo II
O colágeno hidrolisado tipo II visa estimular a produção da proteína específica para cartilagens e articulações. O colágeno tipo II é fundamental para a saúde das estruturas articulares e ósseas, pois evita desgastes e auxilia na mobilidade6.
Qual o melhor colágeno para flacidez?
O melhor colágeno para flacidez é colágeno VERISOL®, pois o método de hidrólise exclusivo pelo qual a proteína passa resulta em peptídeos bioativos específicos para ação na pele7.
Além disso, o organismo absorve as moléculas rapidamente por serem muito menores. Assim, ficam disponíveis para a agir na pele 12 horas após a ingestão, e no organismo por até 96 horas7.
Dessa forma, os suplementos com essa tecnologia entregam benefícios, como melhora da elasticidade e firmeza da pele (adeus, flacidez!), redução de rugas e celulite e fortalecimento de unhas e cabelo7.
Que tipo de colágeno é bom para firmar a pele?
O tipo de colágeno bom para firmar a pele é o tipo I, o mais presente na pele, ossos, tendões, ligamentos, entre outras partes do corpo, pois melhora a resistência e a força dessas estruturas6.
Dessa forma, os suplementos com colágeno tipo I auxiliam no processo de firmeza da pele e reforçam o estoque da proteína no organismo6.
Como melhorar a flacidez da pele?
Existem vários métodos para prevenir e melhorar a flacidez da pele. Como vários fatores podem influenciar o quadro, além do processo natural de envelhecimento, vale a pena passar por uma avaliação médica para seguir um tratamento adequado.
Confira as dicas que podem contribuir para a firmeza e elasticidade da pele a seguir:
- fazer procedimentos estéticos, como radiofrequência e o ultrassom micro/macrofocado: os aparelhos estimulam a produção de colágeno e melhoram a elasticidade da pele8;
- seguir uma dieta equilibrada e saudável: uma alimentação mais natural e sem aditivos são processos que favorecem não só a melhora da firmeza da pele, mas também reduz a celulite8;
- prática regular de exercícios físicos: a atividade física regular auxilia o organismo todo a desempenhar suas funções e melhora a autoestima e o bem-estar8;
- fazer sessões de drenagem linfática: a frequência recomendada é de três a quatro vezes por mês para ajudar no tratamento da flacidez8.
Outra dica é utilizar um suplemento, de preferência, com o melhor colágeno para flacidez.
Conheça o Nouve Collagen HA, um suplemento nutricional multifuncional que associa peptídeos bioativos de colágeno VERISOL® e ácido hialurônico, focado no rejuvenescimento da pele.
A caixa contém 30 sachês, o que facilita o consumo no dia a dia. Além disso, o produto tem sabor neutro e pode ser misturado com qualquer alimento, seja água ou uma bebida da sua preferência.
Leve essa opção para o seu médico e converse sobre os benefícios que o produto pode trazer para o seu caso.