Muitos produtos de beleza e skincare são enriquecidos com vitaminas e nutrientes para promover benefícios diversos. Desse modo, vale a pena entender o que são e para que servem essas substâncias para escolher o seu dermocosmético ideal. Nesse contexto, você pode já ter se perguntado sobre o que é a biotina 1.
Essencial para a pele, o cabelo e as unhas, já que participa da síntese de queratina no organismo, a biotina também é conhecida como vitamina H ou B7. Em quantidades adequadas, auxilia no desenvolvimento e no fortalecimento dos tecidos 1.
Assim, os benefícios da biotina para a saúde e beleza são os principais atrativos para o composto orgânico. A dúvida fica apenas sobre qual a melhor forma de obtê-la e qual a concentração ideal.
Para ajudá-lo, esse post indica como usar a biotina no dia a dia, o que pode causar deficiência dessa vitamina e quando é contraindicado usar um produto enriquecido com o nutriente.
Aproveite a leitura e fique por dentro!
Resumo
- A biotina participa da síntese de queratina, proteína que compõe 90% dos fios de cabelo e das unhas, além de estar presente na pele 1.
- Entre os benefícios da biotina estão: funcionamento do metabolismo, produção de proteínas, auxílio no crescimento capilar, melhora da síndrome das unhas frágeis e manutenção da saúde da pele 1-5.
- Para adultos, o consumo diário recomendado do nutriente é de 45μg/dia (micrograma), o que pode ser obtido por meio da alimentação 1.
- Para incluir a biotina em sua rotina alimentar, consuma mais carne vermelha, gema de ovo, frutas, amêndoas, amendoim e soja desidratada 1.
- Caso necessário, o médico pode recomendar a suplementação de biotina para auxiliar no controle da queda capilar e manutenção das unhas 1.
Conteúdos relacionados
- Vitaminas para a pele: principais nutrientes + como suplementar
- Devo usar um suplemento para cabelo? Entenda o que é e para que ele serve!
- Vitaminas boas para o cabelo: quais os principais nutrientes?
O que é a biotina?
É um nutriente fundamental para a constituição e manutenção das células da pele, dos cabelos e das unhas. A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou H, é utilizada para a síntese de queratina no organismo, proteína fibrosa e essencial para dar força, resistência e integridade aos tecidos do corpo 1.
Vale destacar que a queratina representa cerca de 90% da composição dos fios de cabelo e das unhas (lâminas ungueais), além de estar presente em abundância na epiderme, camada mais externa da pele 1.
Consequentemente, a vitamina B7 serve como matéria-prima para o organismo construir, reparar e manter essas estruturas. Em contrapartida, a deficiência de biotina pode causar queda de cabelos, deixar os fios ressecados e as unhas fragilizadas, além de prejudicar a aparência e vitalidade da pele 1.
Agora que já sabe o que é a biotina, entenda como o nutriente atua no organismo e fornece benefícios para a saúde dos tecidos do corpo.
Para que serve a biotina?
A substância atua no funcionamento de enzimas conhecidas como carboxilases, fundamentais para o metabolismo do corpo. Assim, ajuda na quebra de macronutrientes e produção de energia. Simultaneamente, é usada para a produção de queratina no organismo e ajuda na constituição de fibras da pele, dos cabelos e das unhas 1,2.
Em relação à atividade metabólica, a biotina serve para auxiliar na geração de energia, já que estimula o processamento de carboidratos, proteínas e gorduras adquiridas por meio dos alimentos 2.
Ao mesmo tempo, ajuda na absorção desses nutrientes, bem como dos ácidos graxos, aminoácidos e glicose 2.
Essas enzimas são responsáveis por quebrar os macronutrientes e transformar os alimentos em energia. Também estimulam a absorção de nutrientes como glicose, aminoácidos e ácidos graxos 2.
Como precursora da queratina, conforme mencionado, a vitamina participa da constituição e fortalece as estruturas fibrosas do corpo. Dessa forma, previne a quebra e o ressecamento de fios de cabelo, unhas e pele 1.
Além disso, também participa da regulação de sinais celulares, estimula o funcionamento do sistema nervoso e auxilia no controle do açúcar no sangue 1,2.
Benefícios da biotina para a pele e os cabelos
O consumo regular ajuda no fortalecimento das fibras capilares, aumenta a resistência das unhas e deixa a pele mais viçosa. Também é capaz de prevenir o enfraquecimento dessas estruturas e, assim, pode evitar a queda de cabelos devido à quebra, a laminação das unhas e o aparecimento de erupções cutâneas 1-4.
Após conhecer o que é a biotina, veja como a vitamina atua especificamente na construção e reparação da pele, dos cabelos e das unhas.
1. Ajuda na beleza e força dos cabelos
O consumo diário de biotina pode auxiliar no crescimento dos fios e amenizar a queda de cabelo 3.
Um estudo realizado na Universidade da Califórnia mostrou que mulheres que sofriam com queda capilar apresentaram um crescimento significativo dos fios após 90 a 180 dias de consumo regular de um suplemento com biotina 3.
Outro estudo, do Ablon Skin Institute Research Center, apresentou resultados semelhantes e concluiu que mulheres com queda de cabelo experimentaram um crescimento perceptível dos fios após consumirem o nutriente com frequência 4.
Portanto, aumentar o consumo dessa vitamina por meio de suplementos alimentares pode ser uma boa opção para melhorar a saúde dos cabelos e evitar a queda 3,4.
2. Aumenta a resistência das unhas
Unhas fracas e quebradiças podem ser um sinal de deficiência de biotina 5.
Ao menos foi o que mostrou uma pesquisa da Columbia University Irving Medical Center, na qual a suplementação diária de 2,5 mg de biotina contribuiu para a melhora da síndrome das unhas frágeis 5.
3. Contribui para uma pele mais saudável
Por fim, um dos maiores benefícios da biotina é a manutenção da saúde cutânea.
Afinal, a pele é afetada por diversas funções internas do organismo. E o nutriente atua no metabolismo de gorduras, o que é fundamental para evitar problemas como as erupções cutâneas 2.
Quais são os sinais de deficiência de biotina?
Os principais sinais de alerta são 6:
- cabelos finos e quebradiços;
- queda capilar;
- unhas fracas, quebradiças ou com manchas;
- erupções cutâneas;
- pele descamando, ressecada, áspera e/ou irritada;
- cansaço frequente;
- letargia;
- ansiedade;
- depressão;
- falta de motivação;
- alterações de humor;
- formigamento nas extremidades;
- tontura e labirintite;
- dificuldade para andar;
- baixa imunidade;
- dores e fraqueza muscular.
Ao apresentar sintomas de deficiência de biotina, é recomendado procurar ajuda médica 6.
Quando é contraindicado consumir biotina?
A suplementação pode interferir nos resultados de exames de sangue e outros testes laboratoriais, como medições de hormônios da tireoide, hormônios reprodutivos, marcadores tumorais e troponina (marcador de ataques cardíacos). Embora não seja considerada tóxica, não costuma ser recomendada para gestantes, lactantes e pessoas com doença renal 6.
Também pode ser contraindicado consumir biotina se fizer uso de medicamentos específicos, principalmente os anticonvulsivos usados no tratamento da epilepsia. Em todos esses casos, antes de aumentar a ingestão do nutriente, por meio de suplementos ou alimentos, é fundamental procurar orientação médica 6.
De todo modo, sabendo o que é a biotina e como atua no organismo, podemos concluir que o risco é baixo e surge apenas em situações específicas 6.
Como consumir a biotina?
A biotina pode ser obtida por meio do consumo regular de alimentos como carne vermelha, gema de ovos, banana, morango, amêndoas, amendoim e soja. O nutriente também é encontrado em suplementos multivitamínicos e pode ser adquirido ao utilizar dermocosméticos enriquecidos com vitamina B7, como cremes e loções para uso tópico 1.
Como o organismo não consegue sintetizar naturalmente e armazenar o nutriente em grandes concentrações, é necessário buscar fontes externas para consumir a biotina 1.
A recomendação para adultos é ingerir 45μg/dia (micrograma), quantidade facilmente obtida por meio de uma alimentação equilibrada 1.
Entretanto, caso você consulte um médico e os exames indiquem que há uma deficiência nutricional dessa vitamina, um dos caminhos pode ser a suplementação 1.
10 alimentos com biotina para incluir na dieta
Os principais alimentos ricos em biotina são 1,6:
- carne branca e vermelha, com destaque para fígado de frango (moelas), fígado de boi, costeleta de porco e salmão;
- gema do ovo;
- batata-doce;
- banana;
- morango;
- melancia;
- mamão-papaia;
- laranja;
- brócolis;
- amêndoas;
- sementes, como a de girassol e a de abóbora;
- amendoim torrado;
- soja desidratada.
Na maioria dos casos, uma dieta equilibrada e diversificada é suficiente para atender à demanda diária desse nutriente. Porém, se houver sintomas de deficiência de biotina, é recomendado ir ao médico para investigar o quadro, preparar um plano de refeições ou verificar se é necessário suplementar 1.
Aproveite os benefícios da biotina com o Nouve Biotin
Agora que já sabe o que é a biotina, aproveite os benefícios desse nutriente com a ajuda do Nouve Biotin, da Mantecorp Skincare, um nutracêutico composto por biotina, vitaminas e minerais essenciais para a saúde e fortalecimento das unhas e cabelos 7.
Seu uso auxilia na diminuição da queda capilar, no nascimento de novos fios e na manutenção de unhas mais fortes 7.
A embalagem contém 30 cápsulas, o que garante o tratamento para o mês inteiro. Além disso, o suplemento é livre de açúcares, calorias e lactose, e não contém ingredientes de origem animal, petrolatos e parabenos 7.
Se deseja aprender mais sobre os cuidados com a pele, cabelos e unhas, confira mais artigos no blog da Mantecorp Skincare.
São diversos conteúdos para te ajudar a cuidar da sua saúde. Aproveite!
7. Rotulagem do produto Nouve Biotin.