A pele tem necessidades nutricionais específicas, como os demais órgãos do corpo. Para garantir a formação, o desenvolvimento e a regeneração adequados da pele, é importante ter uma dieta saudável¹.
Além do skincare, saber identificar quais alimentos são bons para a pele te ajuda a ter a pele mais linda e saudável. Com as vitaminas em dia, a barreira cutânea tem os “recursos” para uma correta realização das suas funções biológicas¹.
Uma boa alimentação não só mantém a saúde da pele, como previne o envelhecimento do órgão. A nutrição antioxidante neutraliza os radicais livres, com uma dose diária de nutrientes adequados, e promove o bem-estar dermatológico¹.
Para conhecer uma série de alimentos bons para a pele e quais evitar, continue a leitura do texto.
Resumo
- A alimentação tem relação direta com a saúde da pele.
- Escolher um alimento bom para a pele auxilia na recuperação e manutenção da barreira cutânea.
- Para definir se um alimento é bom para pele veja se ele tem ativos antioxidantes, vitaminas essenciais, flavonoides, zinco e selênio.
- Uma dieta baseada em alimentos muito açucarados e gordurosos traz malefícios para o corpo e, consequentemente, para a pele.
- Suplementar a rotina com suplementos para pele auxilia no processo de trazer mais saúde e beleza.
Conteúdos relacionados
- Lábios ressecados: causas + 4 principais cuidados
- Camadas da pele: características, funções e skincare
- Hidratante para pele: o guia completo para uma pele saudável e bonita
O que comer para ficar com a pele bonita?
Para saber se um alimento é bom para a pele, verifique se ele tem potencial antioxidante. Essa característica permite a redução da ação da ação dos radicais livres, espécies reativas de oxigênio formadas a partir da redução do oxigênio molecular².
Os danos induzidos pelos radicais livres podem afetar muitas moléculas biológicas, como lipídeos, proteínas, carboidratos e vitaminas presentes nos alimentos. Uma dieta rica em antioxidantes reduz os riscos das principais doenças humanas².
Alguns dos elementos importantes para compor uma dieta boa para a pele são:
- ácidos graxos;
- ômega-3;
- vitamina E;
- coenzima Q10;
- glutationa;
- vitamina B2;
- zinco;
- enzimas¹.
Confira, a seguir uma lista de alimentos benéficos para a pele. Nela, há frutas, vegetais, proteínas magras e oleaginosas ricas em vitaminas importantes para a saúde do organismo.
Alimentos ricos em Vitamina A:
- ovos;
- fígado;
- pescado;
- vegetais verdes, como escarola e couve;
- tomates;
- laranjas¹.
Alimentos ricos em Vitamina C:
- vegetais folhosos, como alface e rúcula;
- frutas, como acerola e kiwi¹.
Fontes de flavonoides:
- frutas, como uva e morango;
- Verduras, como alho-poró;
- chá verde;
- chá preto;
- soja¹.
Fontes de Zinco:
- leite;
- fígado;
- moluscos;
- arenque;
- farelo de trigo¹.
Selênio:
- frutos do mar;
- oleaginosas, como castanha-do-Pará e semente de girassol¹.
Trazer os alimentos da lista para a rotina garante que a pele tenha todas as necessidades nutricionais supridas. Siga a leitura para conferir dicas para dieta para manter a pele saudável.
Dieta para manter a pele saudável
Agora que já sabe como reconhecer um alimento bom para pele, é hora de aprender um pouco mais sobre o impacto da comida na saúde desse órgão. O segredo para a saúde do corpo é a constância de bons hábitos. Por esse motivo, considere seguir no seu dia a dia as orientações abaixo.
- Manter uma dieta baseada em alimentos nutritivos e com potencial antioxidante permite que o corpo reaja aos radicais livres¹.
- Preferir o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico para evitar o excesso de açúcar no sangue³.
- Suplementar a alimentação com vitamina D, B12 e zinco, a depender da necessidade médica³.
Com essas dicas, a composição de refeições com alimento bom para pele é constante e permite a manutenção de uma pele bonita e saudável.
Quais alimentos que causam alergia na pele?
Não é possível listar os alimentos que causam alergia na pele. Afinal, cada corpo reage a cada substância de maneiras diferentes. No entanto, algumas considerações são importantes para a conscientização sobre os efeitos da comida.
Uma dieta com alta carga glicêmica, rica em laticínios e gorduras, por exemplo, tem papel importante no surgimento ou piora da acne ³.
Alguns estudos apresentam o leite como um grande vilão à pele. Mas essa interpretação deve ser médica e com muita parcimônia. O leite sozinho não tem efeito pior que alimentos que aumentam o índice glicêmico no sangue³. O aumento de açúcar no sangue, estimula a secreção de hormônios que atuam na síntese sebácea.
O desenvolvimento de acne e outras reações dermatológicas também é frequentemente associado a alimentos, como chocolate, lacticínios, dieta com alimentos de elevada carga glicêmica³, oleaginosas, ovos e frutos do mar.
Chocolate faz mal para a pele?
O chocolate em si não faz mal para a pele. Mas, o consumo desenfreado associado a outros hábitos prejudiciais pode causar danos consideráveis à saúde dermatológica. O chocolate é um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, contém açúcar, o que estimula a síntese de hormônios que estimularão a produção de mais sebo pelas glândulas sebáceas. Assim, pode haver desencadeamento ou piora da acne (pelo aumento da oleosidade).
Estudos apontam que existe uma relação entre os quadros de acne e alimentação. A prática alimentar de forma inadequada estimula o surgimento de acne e a reeducação alimentar, nesses casos, é necessária4.
Portanto, alimentos ricos em açúcares, processados e de altos índices glicêmicos podem agravar os quadros de acne. Esse agravamento acontece porque esse tipo de comida estimula a secreção de insulina, que aumenta a produção de hormônios como a testosterona que atua diretamente na síntese sebácea 4.
Suplemento alimentar para cabelo, pele e unhas
Para manter a pele bonita, mantenha uma rotina de alimentação antioxidante e conte com o auxílio de produtos para pele saudável.
Conheça o Nouve Silicio D, suplemento para pele composto de Silício Orgânico estabilizado em Colina, Biotina, Vitamina D, Zinco, ferro, Vitaminas C, E, B3 e B5 e MSM. Essa associação inteligente atua em sinergia e deixa cabelos e unhas mais fortes e a pele mais firme.
Entre os seus benefícios estão:
- a redução da queda capilar e estímulo do crescimento de cabelos e unhas;
- o fortalecimento dos fios e unhas;
- a ação antioxidante;
- a estimulação da produção de colágeno.
NOUVE SILÍCIO D auxilia na melhora da qualidade e saúde do cabelo, da pele e das unhas. Compre agora mesmo on-line na Loja da Mantecorp!