Kits Verão C/ 35% Off❤️ - Confira!
Frete Grátis Acima de R$179,90
Kit Lip Oil - Leve 3 pague 2 💕
Cupons Ñ Acumulativo C/ Outras Ofertas
Parcele em até 4x sem juros
Imagem do post Ácido elágico: como funciona na pele? Quais os benefícios?

As manchas na pele podem surgir por diferentes motivos, como exposição solar sem proteção adequada, cicatrizes de acne, alterações hormonais e predisposição genética 1. Essas marcas costumam afetar a autoestima e a qualidade de vida 2,3. Nesse contexto, o ácido elágico é um aliado para melhorar as hiperpigmentações e recuperar a autoconfiança 3-6.

Fato é que, diante da insatisfação com a aparência, muitas pessoas procuram soluções para combater as manchas que incomodam e causam impactos psicológicos negativos 2. Você também vive uma situação parecida? Então, saber o que realmente funciona é fundamental para criar sua rotina de cuidados e fazer as pazes com o espelho 3,7.

A boa notícia é que existe um ingrediente poderoso para o seu skincare. Quer descobrir todos os detalhes? Basta continuar a leitura do nosso artigo! Vamos lá?

Resumo

  • O ácido elágico é um componente natural com ação antioxidante, encontrado em alimentos como morango, romã e framboesa 3-6.
  • Suas propriedades atuam na neutralização de radicais livres, redução de processos inflamatórios, proteção cellular, uniformização e rejuvenescimento da pele 3-6.
  • O ativo contribui para melhorar o clareamento facial, pois sua ação é despigmentante 3-6.
  • Seu uso é indicado preferencialmente à noite, após você lavar o rosto com sabonete suave, mas a aplicação pode variar conforme as orientações do dermatologista 8.
  • Blancy 8 é um clareador facial para quem deseja combater manchas e uniformizar o tom do rosto, com resultados visíveis em apenas 4 semanas 9.

Conteúdos relacionados

O que é ácido elágico?

O ácido elágico é um composto natural com propriedades antioxidantes, encontrado em alimentos como framboesa, morango, romã e nozes. Sua produção ocorre a partir da quebra de elagitaninos, substâncias presentes em plantas. Além disso, estudos indicam que esse ativo aumenta a proteção das células e tem potencial anticancerígeno 3-6.

Para completar, sua ação despigmentante é devido à sua atuação na inibição da tirosinase, enzima fundamental na produção de melanina. Portanto, muitos cosméticos incluem esse componente na formulação para clarear manchas e prevenir doenças de pele relacionadas aos efeitos prejudiciais da radiação solar 3,5.

Qual é a função do ácido elágico?

A função do ácido elágico envolve a neutralização de radicais livres, a redução de processos inflamatórios e a melhora da hiperpigmentação na pele 3-5.

Sua ação antiviral e antibacteriana também amplia seu potencial de uso em diferentes frentes terapêuticas 5. Em seguida, você vai compreender como todas essas funcionalidades ajudam na rotina de cuidados com a pele.

Quais são os benefícios do ácido elágico para a pele?

Os principais benefícios do ácido elágico para a pele são 3-6:

  1. Clareamento e uniformização;
  2. Ação antienvelhecimento;
  3. Proteção contra os danos dos raios UV;
  4. Diminuição de inflamações;
  5. Regeneração celular;
  6. Alta segurança.

Entenda os detalhes a seguir!

Clareamento e uniformização

O composto inibe a atividade da tirosinase, enzima central na síntese da melanina, e pode induzir a autofagia das células. Assim, ocorre a degradação dos melanossomos, organelas que armazenam melanina e que atuam na pigmentação da pele. Consequentemente, as manchas ficam menos escuras e a pele mais uniforme e iluminada 3,6.

Ação antienvelhecimento

O ácido elágico ajuda a proteger as células contra danos oxidativos. Assim, favorece o rejuvenescimento da pele, pois neutraliza a ação dos radicais livres (principais causadores do envelhecimento celular) 4.

Além disso, um estudo revelou que a combinação dos ácidos salicílico e elágico apresentou maior aceitação cosmética e melhores resultados na textura da pele em comparação ao uso da hidroquinona (clareador com efeitos colaterais conhecidos) 5. Esse efeito ocorre porque as suas propriedades atuam além da pigmentação, também combatem o estresse oxidativo 3-6.

Leia na sequência: Colágeno: o segredo para uma pele jovem e saudável

Proteção contra danos causados pelos raios UV

Por sua ação antioxidante, ajuda a minimizar os efeitos nocivos da radiação ultravioleta e, assim, reduz a inflamação e os danos provocados pela exposição solar 3,5,6.

Diminuição da inflamação cutânea

Sabe-se que as alterações cutâneas do melasma, não são restritas somente ao excesso de pigmento. Existe um processo de estresse oxidativo levando à inflamção na pele, com aumento da pigmentação. Assim, a ação anti-inflamatória do ácido elágico traz benefícios

Regeneração celular

Ao modular a proliferação de queratinócitos e aumentar a espessura da epiderme, o composto estimula a renovação celular e favorece a recuperação de áreas danificadas da pele 5.

Alta segurança

Experimentos indicam baixa toxicidade desse tipo de ácido, o que reforça sua segurança para uso tópico 5.

Como usar produtos com ácido elágico?

Para usar produtos com ácido elágico, obedeça às orientações abaixo 8:

  • utilize protetor solar em caso de exposição à radiação solar;
  • sempre lave primeiro o rosto com um sabonete suave;
  • consulte o dermatologista para encontrar o passo a passo ideal às suas necessidades específicas, como as indicações da frequência de uso.

Além disso, a aplicação de dermocosméticos com ingredientes clareadores é especialmente relevante para pessoas com manchas devido à sua ação despigmentante 3.

Dica extra: inicialmente, qualquer tipo de ácido deve ser usado em pequenas quantidades e sem misturar com substâncias potencialmente irritantes. Isso porque é normal a pele passar por um período de aumento da vermelhidão e da ardência durante o início do tratamento. Mantenha a aplicação, a menos que haja desconforto intenso 8.

Leia também: Rotina noturna de skincare: 4 etapas para todo tipo de pele

Blancy 8: clareador facial para uniformizar e iluminar

Agora que você entende o que é ácido elágico e qual a sua importância, é hora de conhecer uma excelente opção com esse componente: o Clareador Facial Blancy 8, desenvolvido pela Mantecorp Skincare 9.

Sua fórmula também leva alfa arbutin, retinol nanoencapsulado, niacinamida e mais 4 ativos para proporcionar as seguintes vantagens 9:

  • uniformização do tom da pele;
  • ação clareadora e antioxidante;
  • resultados visíveis em apenas 4 semanas;
  • textura leve;
  • rápida absorção;
  • melhora da tonalidade e luminosidade do rosto.

Portanto, é uma ótima alternativa para quem quer adicionar um aliado completo no ritual de autocuidado 9. Confira agora mesmo todos os detalhes do Clareador Facial Blancy 8 e inclua esse produto no seu skincare!

1. Sissons B. Hyperpigmentation: Treatment, types, and causes [Internet]. www.medicalnewstoday.com. 2024. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/323808. Acesso em agosto/25.

2. Silva DAM da, Santos JR. O impacto da terapêutica estética na qualidade de vida de mulheres portadoras do melasma. Research, Society and Development. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357286420_O_impacto_da_terapeutica_estetica_na_qualidade_de_vida_de_mulheres_portadoras_do_melasma. Acesso em agosto/25.

3. Websix. Atena Editora [Internet]. atenaeditora.com.br. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/potencial-despigmentante-do-acido-elagico-uma-revisao-da-literatura. Acesso em agosto/25.

4. Ajmera R. Ellagic Acid: What It Is, How It Works, and Food Sources [Internet]. Healthline. 2021. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/ellagic-acid. Acesso em agosto/25.

5. Sharifi-Rad J, Quispe C, Castillo CMS, Caroca R, Lazo-Vélez MA, Antonyak H, et al. Ellagic Acid: A Review on Its Natural Sources, Chemical Stability, and Therapeutic Potential. Chen L, editor. Oxidative Medicine and Cellular Longevity. 2022. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8885183/. Acesso em agosto/25.

6. Yang HL, Lin CP, Vudhya Gowrisankar Y, Huang PJ, Chang WL, Shrestha S, et al. The anti-melanogenic effects of ellagic acid through induction of autophagy in melanocytes and suppression of UVA-activated α-MSH pathways via Nrf2 activation in keratinocytes. Biochemical Pharmacology. 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0006295221000502. Acesso em agosto/25.

7. SBD-GO [Internet]. Sbdgo.org.br. 2024. Disponível em: https://www.sbdgo.org.br/novo/Home/noticia/183. Acesso em agosto/25.

8. What Skin Care Acids Do You Need? [Internet]. Cleveland Clinic. 2023. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/guide-to-facial-acids. Acesso em agosto/25.

9. Clareador Facial Blancy 8 | 30mL. Disponível em: https://www.mantecorpskincare.com.br/clareador-facial-blancy-8-30ml-22275-0/p. Acesso em agosto/25.

A marca mais prescrita pelos dermatologistas A marca mais prescrita pelos dermatologistas