Aproveite para ganhar
20% OFF
na sua primeira compra.
Saber como usar retinol é essencial para quem busca desacelerar o processo de envelhecimento da pele. Esse ativo é uma forma de vitamina A que ganhou popularidade nos últimos anos, graças à sua capacidade de estimular a renovação celular, combater a degradação do colágeno e fortalecer a elasticidade 1.
Disponível em séruns, géis, cremes e emolientes, o retinol pode ser aplicado topicamente para oferecer benefícios que vão desde a melhora da acne até a uniformização do tom. Por isso, compreender como aplicá-lo corretamente faz toda a diferença para aproveitar seus efeitos positivos na rotina de cuidados 1.
Já pensou no potencial desse componente para transformar a textura, a firmeza e até o viço da pele 1? Neste conteúdo, explicaremos o que é retinol, como suas propriedades funcionam e quais benefícios sua aplicação oferece. Boa leitura!
Resumo
Conteúdos relacionados
É um derivado da vitamina A que combate sinais do envelhecimento cutâneo. Quando aplicado na pele, o retinol penetra até a camada dérmica e se converte em ácido retinoico para promover a regeneração das células e preservar o colágeno. Sua aplicação ajuda a amenizar rugas e flacidez, por exemplo 1.
Sua principal função é acelerar o processo de renovação celular, ou seja, fazer com que a pele se revitalize mais rápido, o que melhora textura e uniformidade. Esse processo contribui para clarear manchas, desobstruir poros e diminuir a acne, vantagens para quem deseja uma pele mais jovem e bonita 1,2.
Além disso, os retinoides auxiliam na prevenção do envelhecimento e até mesmo na reversão de alguns sinais, como linhas de expressão, já que estimulam a síntese de colágeno. Suas propriedades também atuam no controle do transporte de melanina para as células epidérmicas, pigmento associado à formação de manchas escuras 2,3.
Agora que você sabe qual a função do retinol, chegou a hora de descobrir a diferença entre suas variações. Veja em seguida!
Os retinoides são classificados como ativos e inativos. Basicamente, a diferença é que versões não ativas sofrem reações químicas para, enfim, transformarem-se em ácido retinoico. Já a versão ativa está “pronta”, logo, não passa por nenhum processo. Assim, os tipos inativos sofrem uma reação química até virarem ácido retinoico 2.
Para entender melhor essa divisão, veja quais são os derivados de vitamina A que você pode encontrar em medicamentos e dermocosméticos hoje 2:
A tretinoína e a isotretinoína são formas ativas, consideradas as mais fortes entre os retinoides. Portanto, ao serem aplicadas na pele, logo começam a fazer efeito. Já o retinol em si, o retinaldeído e o palmitato de retinol devem passar por transformações químicas para se converterem em ácido retinoico 2.
Os benefícios são 1,2,4,5:
Entenda os detalhes a seguir!
A renovação celular é a troca de células mortas por novas células. Os retinoides ajudam nesse processo, pois estimulam e aceleram a regeneração das células, o que ajuda a uniformizar a pele 1.
Esse benefício também explica por que são considerados um dos melhores ativos anti-idade e antissinais. Afinal, uma pele “nova”, sem manchas, linhas finas e rugas, é o sonho de toda pessoa com o passar dos anos 1.
O colágeno é uma das proteínas mais importantes para o corpo. Entre suas diversas funções, há a melhora da firmeza, elasticidade e resistência da pele 4.
Apesar de ser essencial, sua produção também diminui com o passar dos anos. A boa notícia é que o retinoide age como um inibidor da produção de colagenase, uma enzima que destrói o colágeno. Ou seja, se há menos colagenase, temos mais colágeno. Bom, não é 2?
Os derivados da vitamina A também são muito usados no tratamento da acne, mais um dos benefícios dos retinoides. Por favorecer a renovação celular, ajudam a manter os poros livres e reduzem a resposta inflamatória do organismo 1,2.
Também atuam nas glândulas sebáceas ao controlar a produção de sebo e, consequentemente, a oleosidade. Além disso, auxiliam na melhora de lesões porque atuam na acne ativa 1,2.
O retinoide aplicado na pele para tratar a psoríase é chamado tazaroteno. O ativo pode retardar o crescimento rápido de células da pele, amenizar a psoríase espessa e combater a vermelhidão e o inchaço 5.
Sempre teste como sua pele reagirá ao produto com retinol. Afinal, o ativo pode causar irritação e aumentar a sensibilidade. Portanto, avalie a reação do seu corpo e comece com concentrações mais baixas e aplicadas em dias alternados 1. Evite a área dos olhos, pois é mais fina e delicada 7.
Existem ainda outras três dicas de como usar retinol na rotina:
A indicação é para pessoas que buscam uniformizar o tom, suavizar sinais e marcas e melhorar a textura da pele no cuidado diário. Em caso de tratamento de condições específicas, é necessário acompanhamento médico, pois só um dermatologista pode definir o derivado e a concentração ideal 2.
Apesar dos benefícios dos retinoides, tenha cuidado ao incluir seu uso na rotina de skincare. Pessoas com pele sensível ou condições que a deixem sensibilizada, como a rosácea, podem ter dificuldades de usar a substância. Portanto, o mais recomendado é conversar com seu dermatologista para receber a orientação correta 2.
Além disso, o retinol não é indicado para gestantes. Logo, se você está grávida e busca ativos que promovem rejuvenescimento, converse com seu dermatologista para saber quais são os componentes liberados 6.
Para a maioria dos retinoides de venda livre, os resultados começam a aparecer após algumas semanas de uso contínuo. Um estudo evidencia redução significativa de rugas em 12 semanas de aplicação. Já outra pesquisa aponta melhora nas rugas ao redor dos olhos e do pescoço após 8 semanas 6.
Assim, se você seguir todas as dicas que citamos de como usar retinol, provavelmente obterá resultados em pouco tempo 6!
Vitamina C, ácido ferúlico, niacinamida e ácido glicólico são ativos antissinais que rejuvenescem a pele. A vitamina C combate radicais livres e clareia manchas, enquanto o ácido ferúlico previne rugas e hiperpigmentação. Já a niacinamida controla a oleosidade e o ácido glicólico promove a renovação celular 10-13.
Confira os detalhes a seguir!
A vitamina C é um poderoso antioxidante. Sua principal ação é a proteção da pele contra os danos causados por radicais livres, além de estimular a produção de colágeno para uma pele mais jovem e firme 10.
Para quem se incomoda com manchas na pele, uma boa notícia é que o ativo também contém propriedades clareadoras, suavizando manchas escuras. Ou seja, é o combo perfeito para uma pele bonita e saudável 10.
Também na categoria antioxidante, o ácido ferúlico é um excelente ativo antissinal. Sua ação na neutralização dos radicais livres impede que causem danos cutâneos, o que contribui para manter a pele segura e prevenir o envelhecimento 11.
Entre os principais efeitos do ácido, também conhecido como ácido hidroxicinâmico, estão 11:
Não dá para falar em rejuvenescedor facial sem mencionar a niacinamida, a forma ativa da vitamina B3. Sua principal ação é a homogeneização do tom e da textura da pele para proporcionar uniformização do rosto 12.
Além disso, a niacinamida ajuda no fortalecimento da barreira cutânea, controle da oleosidade, melhora da hidratação e prevenção de manchas 12.
Uma opção para quem tem sinais mais superficiais na pele é o ácido glicólico, ativo que promove uma descamação sutil e ajuda a acelerar a renovação celular 13.
Esse processo pode ser bastante útil para quem se queixa de manchas, como o melasma e as provocadas pela acne. O ácido ainda estimula a produção de colágeno 13!
Agora que você entende como usar retinol, é hora de conhecer um aliado para potencializar os efeitos desse ativo: Reviline Retinol Sérum, desenvolvido pela Mantecorp Skincare 14.
Sua fórmula inovadora reúne retinoato e retinol nanoencapsulado para máxima eficácia e ação prolongada. Os ativos são associados a uma tecnologia exclusiva que alia tripeptídeos e triplo ácido hialurônico. Conheça seus principais benefícios 14:
Com textura leve e toque seco, o produto oferece resultados visíveis em apenas 7 dias e promove uma pele mais jovem, radiante e revitalizada 14.
Conheça todas as vantagens de Reviline Retinol Sérum e adicione esse dermocosmético na sua rotina de cuidados!
O retinol é indicado para quem deseja uniformizar o tom, suavizar sinais e marcas e melhorar a textura da pele no cuidado diário. Em casos de condições específicas, como pessoas com rosácea, o ativo pode aumentar a sensibilidade. Portanto, sempre consulte o dermatologista para ter a orientação correta 2.
Não há uma idade específica. Geralmente, a aplicação de retinol começa a partir dos 20 anos para prevenir os sinais de envelhecimento, como flacidez, rugas e linhas de expressão. No entanto, o composto pode ser usado mais cedo, especialmente para quem enfrenta quadros de acne 15.
No início, a aplicação é indicada em dias alternados para avaliar a tolerância, já que o ativo pode causar irritação e sensibilidade. Com o tempo, a frequência pode ser aumentada, desde que a pele esteja adaptada e sempre com reforço da proteção solar e hidratação para evitar queimaduras e ressecamento 1,9.
Não. O retinol é um tipo de retinoide derivado da vitamina A, disponível sem prescrição. Quando aplicado na pele, converte-se gradualmente em ácido retinoico. Essa é a forma ativa que promove renovação celular, uniformiza a pele, previne o envelhecimento e melhora a acne e a textura 1,2.
O retinol não deve ser usado simultaneamente com alfa-hidroxiácidos (como ácido glicólico), peróxido de benzoíla, vitamina C e ácido salicílico. Essas combinações podem desativar moléculas, alterar o pH ou aumentar irritação, vermelhidão e ressecamento. Prefira alternar dias ou horários de aplicação para prevenir danos cutâneos 16.