Quem busca produtos para evitar e retardar o envelhecimento da pele com certeza já se deparou com inúmeras substâncias que prometem esses e outros efeitos positivos para o rosto. Pensando nisso, você sabe o que é o ácido ferúlico e para que ele serve?
Esse poderoso antioxidante é extremamente útil para combater os danos causados pelos radicais livres na pele, principalmente quando aliado a outros micronutrientes com a mesma atuação, como a vitamina C e a vitamina E.
Veja o que é o ácido ferúlico, para que serve e como você pode usá-lo na sua rotina de skincare!
O que é o ácido ferúlico?
O ácido ferúlico é um antioxidante usado especialmente em produtos antienvelhecimento da pele1.
Ele também é conhecido como ácido hidroxicinâmico e é responsável por neutralizar os danos provocados pelos radicais livres na pele decorrentes da poluição, luz ultravioleta ou radiação infravermelha³.
O fato de ele ser um antioxidante significa que ele pode neutralizar e combater esses radicais livres, moléculas que atacam e danificam as células do corpo2.
Na pele, os danos dos radicais livres levam a rugas e outros sinais de envelhecimento, além de torná-la mais suscetível ao câncer2.
Ele pode ser encontrado naturalmente em diversos alimentos, como1-4:
- aveia;
- arroz;
- berinjela;
- sementes de maçã;
- frutas cítricas, como a laranja;
- amendoim;
- milho;
- tomates;
- farelo de arroz.
Apesar de estar presente naturalmente nesses ingredientes, ele também pode ser criado em laboratório, para controle de qualidade, consistência e segurança3.
Entendeu o que é essa substância? Saiba para que serve o ácido ferúlico!
Para que serve o ácido ferúlico? 7 benefícios
Como você viu, a principal função do ácido ferúlico na pele é a de combater os prejuízos causados pelos radicais livres e retardar o processo de envelhecimento.
Ele é particularmente útil para prevenir os danos futuros ocasionados por agentes como os raios solares e a poluição, por exemplo2.
Outros benefícios do ácido ferúlico para a pele são os seguintes2,3:
- retarda a formação de linhas finas e rugas: ao proteger a pele da poluição e radiação, que podem gerar rugas, o ácido ferúlico diminui a intensidade desse processo;
- preserva a firmeza da pele: outro efeito negativo dos radicais livres é o aumento da flacidez da pele. Para combater isso, o ácido ferúlico atua como um escudo para protegê-la disso;
- reduz a inflamação da pele: danos oxidativos podem causar a inflamação na pele, o que traz como consequência um bloqueio dos poros e o aparecimento de erupções cutâneas. O ácido ferúlico, por ser um antioxidante, também tem propriedades anti-inflamatórias e age contra isso;
- minimiza as manchas escuras das espinhas: as suas propriedades anti-inflamatórias também podem minimizar as manchas escuras e persistentes provocadas por espinhas;
- reduz a formação de manchas marrons: a poluição e a radiação alteram a pigmentação da pele, com manchas solares. Por sua vez, o ácido ferúlico protege-a desse impacto negativo;
- diminui a pigmentação relacionada ao melasma: essa condição traz manchas na pele, principalmente na face. Antioxidantes como o ácido ferúlico são úteis para evitar isso;
- prevenção do câncer de pele: como ele pode limitar os danos do sol, alguns estudos sugerem que o ácido ferúlico defende a pele contra os efeitos dos raios UV, especialmente prevenindo as mutações celulares que podem levar ao câncer. Mas atenção, ele não substitui o uso do protetor solar.
Quem pode usar ácido ferúlico no dia a dia?
O ácido ferúlico pode ser usado no dia a dia tranquilamente, particularmente por quem busca produtos antienvelhecimento³.
No geral, ele é seguro para todos os tipos de pele, mas se a sua é mais sensível, é importante testar uma pequena quantidade dele com antecedência¹.
Para ser mais eficaz, é interessante aplicá-lo de manhã, na pele limpa e seca, antes de finalizar a sua rotina de skincare com um hidratante e protetor solar³.
Passe algumas gotas do seu sérum ou creme, usando os dedos para espalhá-lo levemente de maneira uniforme na pele do rosto³.
Ele pode ser aplicado duas vezes por dia, mas se você optar por apenas uma vez, prefira de manhã cedo³.
Evite usá-lo junto com ácidos esfoliantes, como o glicólico, lático e salicílico, pois estes podem alterar o pH e piorar a eficácia do antioxidante. Priorize a aplicação dessas substâncias à noite³.
Quando usado em conjunto com outros antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E, o ácido ferúlico é capaz de potencializar os seus efeitos e torná-los mais estáveis3.
Em 2005, um estudo sugeriu que o ácido ferúlico pode oferecer o dobro de quantidade de fotoproteção quando combinado com as vitaminas C e E¹.
A vitamina C é outro ingrediente comumente encontrado em dermocosméticos antienvelhecimento para a pele. No entanto, esse micronutriente não é muito estável por conta própria e acaba se degradando facilmente, especialmente quando exposto à luz solar¹.
Por outro lado, acredita-se que o ácido ferúlico ajuda a estabilizar a vitamina C, ao mesmo tempo em que aumenta a sua fotoproteção, ou seja, a capacidade de minimizar os prejuízos causados pelo sol¹.
Quais produtos com ácido ferúlico posso usar?
Depois de entender para que serve o ácido ferúlico e aprender sobre os seus efeitos positivos para a saúde e aparência da sua pele, você ficou interessado em encontrar produtos que tragam esses benefícios?
Conheça o Ivy C Ferulic, da Mantecorp Skincare, um rejuvenescedor com cosmética sérum de dupla ação antioxidante, que reduz as rugas finas e melhora a tonalidade da pele. A sua fórmula contém ácido ferúlico, vitamina C pura nanoencapsulada e ácido hialurônico.
Essa combinação traz como resultado a redução de rugas finas, melhora da tonalidade, firmeza, uniformização e iluminação da pele, além de deixá-la mais lisa e hidratada! Esse sérum é não comedogênico e não acnegênico.
Quer inserir esse item na sua rotina de skincare? Confira mais detalhes sobre o Ivy C Ferulic no nosso site!
Agora que você já sabe para que serve o ácido ferúlico, que tal descobrir o poder de outras substâncias para a saúde e beleza da sua pele? Veja mais posts no nosso blog!
Referências consultadas:
1. Cherney K. Ferulic Acid: The Antioxidant-Boosting Skin Care Ingredient. 28 janeiro, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/ferulic-acid>. Acesso em: fevereiro, 2022.
2. Kuschmider, R. What Ferulic Acid Can Do For Your Skin. WebMD. 4 setembro, 2021. Disponível em: <https://www.webmd.com/beauty/features/ferulic-acid-skin>. Acesso em: fevereiro, 2022.
3. Shunatona B. Ferulic Acid for Skin: The complete Guide. Byrdie. 6 janeiro, 2022. Disponível em: <https://www.byrdie.com/ferulic-acid-4692840>. Acesso em: fevereiro, 2022.
4. Wong C. The Health Benefits of Ferulic Acid. Verywellhealth. 6 janeiro, 2021. Disponível em: <https://www.verywellhealth.com/the-benefits-of-ferulic-acid-89607>. Acesso em: fevereiro, 2022.