Você já deve ter se feito a seguinte pergunta: “como saber meu tipo de pele?”. Afinal, cada pele possui características distintas, o que faz com que a identificação pareça algo difícil. Contudo, os tipos já foram classificados e há métodos simples de descobrir qual é o seu.
Por isso, nós vamos explicar quais são os quatro tipos de pele, como cuidar de cada um e como saber o seu tipo de pele por meio de dois métodos práticos:
- Método da limpeza
- Analisando a pele ao acordar
Tenha uma boa leitura!
Tipos de pele e como cuidar
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as peles podem ser classificadas, de acordo com as suas características específicas, em quatro tipos:
- Normal
- Oleosa
- Seca
- Mista
Normal
A pele normal é aquela na qual as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de sebo suficiente para hidratar o tecido sem deixá-lo oleoso. Por isso, este tipo de pele costuma ter uma textura macia. Além disso, ela possui poros menores e menos visíveis.
O fato de a pele normal não apresentar nenhuma condição excessiva não exclui a necessidade de manter uma rotina de skincare. Para manter a saúde dela também é preciso tomar cuidados como:
- Limpá-la com gentileza e hidratá-la diariamente;
- Passar protetor solar com FPS 30 ou maior todos os dias;
- Sempre remover maquiagens e outros produtos antes de dormir.
Oleosa
A pele oleosa se caracteriza por poros grandes e brilho excessivo. Isso porque o sebo é produzido em uma quantidade além da necessária para a hidratação da pele. Sendo assim, ela tem uma maior possibilidade de desenvolver acnes e cravos.
Os cuidados com a pele oleosa estão mais relacionados à escolha dos produtos que compõem a sua rotina de skincare. É fundamental utilizar itens não comedogênicos (que não bloqueiam os poros) e oil free (livre de óleos).
Hoje em dia, é relativamente fácil encontrar os dermocosméticos mais adequados para a pele oleosa, porque muitos produtos são produzidos especificamente para ela. E você pode identificá-los pela embalagem. Assim, é bem simples encontrar os mais apropriados.
E outra questão sobre os cuidados que precisa ser discuta é o fato de que algumas pessoas acreditam que hidratar a pele oleosa pode aumentar ainda mais a oleosidade.
Entretanto, as coisas não são bem assim. Ela também precisa ser hidratada, basta encontrar um bom hidratante formulado especificamente para este tipo de pele.
Esse é o caso do Epidrat Mat. Ele é um hidratante facial, desenvolvido pela Mantecorp Skincare, que possui uma combinação de ativos hidratantes, antioxidantes e matificantes que controlam a oleosidade e o brilho da pele, além de reduzir os poros aparentes.
Na verdade, a Mantecorp possui uma linha completa de dermocosméticos para peles oleosas e acneicas. Nela, você encontra tudo o que precisa para uma rotina de skincare: sabonetes, protetores solares, sérum e muito mais!
Seca
Ao contrário do que acontece com a pele oleosa, as glândulas sebáceas da seca produzem o sebo em uma quantidade muito baixa, que não é suficiente para hidratar o tecido adequadamente. Por consequência, ela tem uma aparência sem brilho e com poros pequenos.
Além disso, por causa da falta de hidratação natural, este tipo de pele pode sofrer com descamações e vermelhidões com mais frequência. Ou seja, é uma pele mais sensível, que necessita de ainda mais cuidados.
Assim como acontece com a pele oleosa, quem tem pele seca precisa ter uma atenção especial aos produtos que utiliza, evitando aqueles que podem causar irritação.
E, nesse caso, o hidratante ganha ainda mais importância. A pele seca sempre precisa estar bem hidratada.
Para isso, você pode usar o Epidrat Rosto, que possui FPS 30 e antioxidantes indicados para peles secas. A Mantecorp também possui uma linha completa para peles secas. Confira!
Além disso, outras dicas podem ajudar no cuidado das peles secas, como evitar banhos quentes e sempre ter um umidificador próximo a você.
Mista
Segundo a SBD, a pele mista é o tipo mais comum entre os brasileiros. Ela é um caso a parte que possui áreas oleosas, assim como regiões secas.
A chamada “zona T”, que é a região da testa, nariz e queixo, tem um aspecto oleoso. Enquanto isso, nas outras regiões a pele é seca.
Portanto, ela pode ser mais propensa a ter acnes e cravos na zona T, assim como pode apresentar descamação e vermelhidão nas outras áreas.
A pele mista requer uma combinação dos cuidados recomendados para a pele oleosa e para a seca. O indicado para a zona T é utilizar produtos para peles oleosas e nas bochechas usar dermocosméticos para secas, que não irritem.
Como saber meu tipo de pele?
Identificar seu tipo de pele pode ser muito mais fácil do que imagina. Aprenda como saber seu tipo de pele com os dois métodos práticos abaixo.
1. Método da limpeza
Este método de como saber seu tipo de pele consiste em três etapa muito práticas:
- Lave o rosto com um sabonete facial leve, que não agrida a pele;
- Enxugue com uma toalha ou pano;
- Analise como sua pele ficou logo após a limpeza e também veja como ela reage ao longo de uma hora.
Cada tipo de pele reagirá de uma forma distinta diante desse processo:
- Normal: a pele ficará literalmente normal, sem nenhuma alteração. Ela não apresentará oleosidade nem irritação logo após a lavagem e nem mesmo durante o restante do dia;
- Oleosa: logo após a lavagem ela estará opaca, porque o excesso de sebo terá sido retirado. Contudo, dentro de uma hora o brilho já será perceptível;
- Seca: em seguida à lavagem irá apresentar vermelhidão e aparência irritada. Isso acontece porque é uma pele mais sensível, que facilmente fica com um aspecto de irritação;
- Mista: irá apresentar uma combinação dos efeitos da pele oleosa e da pele seca. Na zona T (testa, nariz e queixo) ela irá aparentar estar normal logo depois da lavagem, mas ficará brilhante após um certo tempo. E nas bochechas ela ficará vermelha e irritada assim que você terminar de lavar.
2. Analisando a pele ao acordar
Este método para descobrir seu tipo de pele é ainda mais simples que o anterior, não sendo necessário nem mesmo a utilização de produtos ou alguma outra ação.
A ideia aqui é apenas ver como sua pele estará de manhã, que é um momento no qual ela se encontra em seu estado natural, sem nenhuma alteração.
Portanto, basta acordar e se olhar no espelho para identificar qual o seu tipo de pele. A normal apresentará pouca oleosidade e vermelhidão ou até nenhuma.
A oleosa estará muito brilhante. A seca estará muito vermelha e com aparência escamosa. E a mista irá estar com a zona T brilhante e o restante opaco.
Agora você já sabe como saber seu tipo de pele! O que achou de aprender sobre isso? Acompanhe nossos conteúdos para ter acesso a outras dicas úteis.
Referências
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: 25 jan. 2021.
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: 25 jan. 2021.
Cobb, Cynthia. The No BS Guide to Discovering Your Real Skin Type. Healthline, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/skin-type-test>. Acesso em: 25 jan. 2021.
Coelho, Steph. What Are Skin Types?. Verywell Health, 2020. Disponível em: <https://www.verywellhealth.com/skin-types-5088964>. Acesso em: 25 jan. 2021.
Fletcher, Jenna. What type of skin do I have?. Medical News Today, 2020. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/what-type-of-skin-do-i-have>. Acesso em: 25 jan. 2021.
WebMD Medical Reference. What’s Your Skin Type?, 2019. Disponível em: <https://www.webmd.com/beauty/whats-your-skin-type#1>. Acesso em: 25 jan. 2021.