Você já se olhou no espelho e percebeu que os seus fios estão sem brilho, sem vida, com pouca hidratação, opacos e quebradiços?
Pois é, essas são algumas das principais características de um cabelo danificado, uma situação que pode afetar a autoestima.
A boa notícia é que há ótimas maneiras de reverter esse cenário, especialmente investindo em produtos de qualidade para o seu cabelo danificado, como shampoos e condicionadores, além de adotar hábitos capilares menos agressivos.
Entenda na prática quais são as causas e como recuperar um cabelo danificado com 7 dicas!
O que causa o cabelo danificado?
Entre as principais causas do dano capilar, estão: exposição solar, uso excessivo de fontes de calor, procedimentos químicos, falta de higienização dos fios, e afins. Todos esses comportamentos e alguns fatores externos podem deixar os fios danificados, causando problemas, como pontas duplas, fios porosos, quebradiços e eriçados¹.
Como são inúmeros os fatores que podem provocar esses sinais, é essencial consultar um dermatologista antes de decidir como proceder na hora de fazer um cronograma capilar para cabelos danificados, por exemplo.
No entanto, podemos afirmar que a cutícula dos fios é a parte que mais sofre agressões. Nos cabelos danificados, ela permanece aberta, o que faz com que o fio perca a sua umidade, brilho e resistência¹.
Ao contrário, quando os fios estão saudáveis, eles preservam as moléculas de água e proteínas seladoras em seu interior. Isso faz com que eles fiquem maleáveis, hidratados e com brilho¹.
Dessa forma, as principais razões para um cabelo danificado são² ³:
- Fatores externos ambientais, como exposição ao sol e muito contato com a água do mar e piscina, que ressecam o cabelo durante o verão;
- Alterações químicas, como pintar o cabelo em casa ou no salão, alisamento, relaxamento e permanente capilar;
- Uso de água oxigenada para descolorir os fios, processo que deixa o cabelo poroso, quebradiço e frágil;
- Utilização de secadores, prancha alisadora ou modelador de cachos, aparelhos que podem aquecer demais as fibras dos fios e provocar o frizz das cutículas e a porosidade capilar;
- Lavar os cabelos esfregando shampoo ao longo dos fios, em vez de massagear o couro cabeludo e deixar a água limpar o comprimento restante;
- Não utilizar condicionador;
- Secar os fios esfregando com uma toalha;
- Escovar o cabelo ainda molhado.
Por fim, o cabelo danificado pode ser também uma combinação de células mortas que permanecem ali.
Quer saber então como fazer para que o seu cabelo danificado volte a ter brilho, hidratação e força? Confira abaixo.
Leia também: Cuidados com o cabelo: o que é permitido e o que danifica os fios?
Como recuperar o cabelo elástico e quebradiço?
Se você quer recuperar o seu cabelo danificado, pode investir nos seguintes cuidados: usar bons shampoos e condicionadores, dar uma pausa nos procedimentos químicos, fazer umectação, seguir um cronograma capilar etc. Se problemas como queda são frequentes, consultar um dermatologista pode ser interessante.
A seguir, entenda melhor cada uma dessas dicas.
1. Use um shampoo adequado
Os shampoos são higienizadores responsáveis por limpar os fios, retirar sujeiras, suor, descamação de células do couro cabeludo e outros produtos capilares5.
Outro papel dele é proporcionar brilho, maciez, retirar a eletricidade estática dos fios e facilitar o ato de pentear5.
Além dos ativos tradicionais de um shampoo, ele pode conter alguns complementos para direcionar a sua ação, como hidratação ou controle de oleosidade, por exemplo5.
Para cabelos danificados, é interessante observar se o shampoo restabelece a sua vitalidade sem ressecá-lo.
2. Utilize um condicionador
Já o condicionador tem como papel neutralizar as cargas negativas dos fios, reduzir o frizz, melhorar o pentear e a maciez do cabelo danificado6.
Caso o condicionador não dê conta de restaurar os fios, você pode incorporar um creme sem enxague na sua rotina capilar³.
Um detalhe importante é que ao lavar o cabelo danificado, é fundamental evitar o uso de água quente e optar por uma temperatura mais fria³.
3. Evite procedimentos químicos
Se você descolore e pinta o cabelo, procure um profissional adequado e faça apenas um procedimento por vez (por exemplo, só colorir, ou só fazer relaxamento ou só permanente)4.
Também vale a pena dar uma pausa nos alisamentos capilares, procedimentos que podem danificar o cabelo caso sejam feitos de forma errada. Deixe seu cabelo “descansar” alguns meses e invista no tratamento para recuperar os fios nesse prazo.4
Adicione também uma hidratação no seu cronograma capilar³, caso faça mudanças químicas no seu cabelo danificado.
4. Diminua o uso de fontes de calor
No caso de secadores, tente deixar o cabelo danificado secar o mais naturalmente possível e se for necessário, deve-se manter uma distância do secador aos fios em torno de 30 cm. Já o uso das pranchas alisadoras e dos modeladores de cachos pode ser limitado a talvez uma vez por semana ou mês4 e deve ser associado ao uso de protetores térmicos.
5. Faça umectação capilar
O uso de produtos contendo óleos naturais, como de coco, argan e oliva, pode ser especialmente útil para evitar o dano dos cabelos decorrente da exposição excessiva à água do mar, piscina e ao sol6.
Isso porque eles protegem os fios e diminuem o ressecamento.
Quando puder, vale a pena passar máscaras e óleos no cabelo e ficar algumas horas com ele. Você pode fazer isso durante a noite para otimizar o tempo.
6. Crie um cronograma capilar
Um cronograma capilar para cabelos danificados consiste em uma rotina de cuidados com o intuito de recuperá-los.
Para isso, você vai criar uma agenda, alternando períodos de hidratação, nutrição e reconstrução, e aplicar produtos específicos recomendados para o seu perfil, de preferência por um dermatologista.
Isso pode durar de um a seis meses, tudo vai depender do quão danificado está o seu cabelo.
Cronograma capilar para cabelos quebradiços e com química
A seguir, confira um exemplo de como o cronograma capilar é feito. Você pode conversar com seu dermatologista para montar um calendário de tratamentos específicos, além de pedir indicação de produtos para usar.
Fonte: Blog Tudo que eu amo
7.Use protetor térmico
Por mais que seja importante evitar as fontes de calor, pode ser que um dia ou outro você precise usá-las. Nessas horas, o protetor térmico é seu melhor amigo.
O protetor térmico ajuda a proteger os fios do dano causado pelo calor, e pode ser muito útil também em dias de maior exposição solar, o que também pode danificar o cabelo.
Na dúvida, prefira usá-lo diariamente para garantir que seus fios não irão sofrer nenhum dano de radicais livres, etc.
Qual é o melhor shampoo e condicionador para cabelos danificados?
Para cabelos danificados, ou que sofrem com muita queda capilar, você pode usar o Pielus Shampoo Antiqueda, da Mantecorp Skincare.
O Pielus Shampoo Antiqueda nutre e protege os fios contra as agressões externas, restaurando a vitalidade e melhorando a qualidade e aparência geral do cabelo, sem ressecá-lo. Com isso, ele estimula um crescimento saudável dos nossos fios.
Ele também diminui a queda capilar, fortalece os fios, restaura a resistência e densidade dos cabelos e minimiza a sua quebra.
Isso acontece por conta do seu complexo de ativos antiqueda nanoencapsulado, que aumenta a energia do bulbo capilar, estimulando o crescimento saudável dos fios e prevenindo o envelhecimento do folículo capilar, por meio da sua ação antioxidante.
Quer conhecer em detalhes essas soluções para cabelos danificados? Confira no nosso site!