Quando você se olha no espelho automaticamente se incomoda com o brilho excessivo que aparece no seu rosto, especialmente na região T (nariz, testa e bochechas)? Quem sofre com essa situação, está constantemente buscando soluções para lidar com isso. Se você faz parte desse time, sabia que uma alternativa simples e efetiva é o skincare para a pele oleosa?
A pele oleosa tem diversas origens e traz como consequências uma maior propensão à obstrução dos poros e também ao aparecimento de cravos e espinhas. Por isso ela acaba incomodando tanto aqueles que vivem com ela.
Quer descobrir como tratá-la apropriadamente? Aprenda tudo o que você precisa saber sobre o skincare da pele oleosa: desde as características, passando pelo passo a passo até os produtos que podem ser utilizados!
O que usar na pele oleosa? Entenda as suas características
Para saber o que usar na pele oleosa, antes é preciso conhecer as suas principais características. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ela possui um aspecto mais brilhante e espesso, por conta da produção de sebo maior que o normal¹.
Além disso, ela apresenta os poros dilatados e uma tendência mais intensa à formação de acne (cravos e espinhas)¹.
As principais causas da pele oleosa, segundo a SBD, são as seguintes1,3:
- excesso de produção de sebo: quando há um excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas a pele fica oleosa. Isso também favorece o aparecimento de cravos e espinhas;
- genética: a genética também determina a produção de sebo de cada pessoa;
- meio ambiente: quem vive em países e ambientes com altas temperaturas pode perceber o aumento da oleosidade da sua pele;
- comportamento: alguns hábitos cotidianos como o uso excessivo de maquiagens e cosméticos, a prática de atividades físicas, uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura e o consumo de alguns medicamentos podem contribuir para a intensificação da oleosidade da pele.
Esse tipo de pele é bem comum e merece cuidados especiais. Isso pode ser feito principalmente por meio da utilização de produtos próprios para ela, já que o uso de itens inadequados pode piorar o seu brilho típico². Isso engloba os sabonetes, hidratantes, maquiagens e o protetor solar para a pele oleosa².
Apesar dos problemas que ela traz, como a obstrução dos poros e o surgimento da acne, ela também tem seus benefícios4.
Um exemplo é o fato de que quem tem a pele oleosa tende a ter menos rugas. O segredo é encontrar o equilíbrio para manter a sua umidade natural, retirando o excesso de óleo presente nela4.
A boa notícia é que com a adoção de cuidados, como o uso de produtos específicos no skincare para a pele oleosa e a mudança de alguns comportamentos, é possível obter a textura desejada³.
Quer saber como atingir esses resultados e alcançar esse equilíbrio? Confira abaixo como cuidar da pele oleosa por meio do skincare!
Como cuidar da pele oleosa? Veja a importância do skincare
Depois de entender o que ela é, é fundamental compreender como cuidar da pele oleosa por meio do skincare.
O skincare da pele oleosa nada mais é do que uma rotina de cuidados com o rosto que deve ser feita idealmente duas vezes ao dia, de manhã e à noite5.
A importância de investir em um skincare para a pele oleosa, que leve em consideração as suas particularidades, está no combate5:
- à obstrução dos poros;
- ao aparecimento de acne e outras infecções;
- ao envelhecimento precoce;
- às rugas já existentes.
Além disso, adotar essa prática, mesmo que em uma idade mais avançada, auxilia a reverter alguns danos e a prevenir futuros efeitos do processo de envelhecimento da pele6, que acomete até mesmo aquelas que são oleosas.
Mas isso só é possível quando utilizamos dermocosméticos confiáveis e ideais para o skincare para a pele oleosa. Eles ajudam a controlar a oleosidade, além de melhorar aspectos como rugas, diminuir a flacidez e a perda de elasticidade7.
Rotina de skincare para a pele oleosa: passo a passo
O principal objetivo ao fazer um skincare para a pele oleosa é controlar a oleosidade².
Por isso, é indispensável se atentar para a ordem dos produtos de skincare para a pele oleosa, pois isso afeta o desempenho dos itens utilizados. Os dermatologistas indicam que eles sejam aplicados na seguinte sequência8:
- higienizadores e tônicos para pele oleosa;
- hidratantes e séruns;
- protetor solar.
Se você incluir muitos itens na sua rotina de skincare para pele oleosa, isso pode irritá-la, especialmente se você usar mais de um item antienvelhecimento8.
Além disso, se você exagerar na higienização, com itens extremamente secativos e que desidratam a pele, isso pode ocasionar um efeito rebote. Como consequência, há o aumento da sua oleosidade outra vez9.
Diante disso, consulte um dermatologista e opte por cuidados simples e eficientes para seu skincare da pele oleosa8.
Abaixo, te sugerimos uma rotina de skincare para pele oleosa acessível e eficaz! Confira os três passos.