Você é adepto de uma rotina de skincare noturna? Essa prática consiste na limpeza, hidratação e rejuvenescimento da pele para manter a sua saúde e beleza, mas é especialmente importante também para combater o envelhecimento precoce e amenizar os sinais do tempo, como as rugas, que já aparecem na nossa face!
Por vezes, pode bater a preguiça de fazer uma rotina de skincare noturna, principalmente após um longo dia de trabalho. Mas acredite, tanto você quanto a sua pele vão se beneficiar muito dela!
Quer saber como? Confira qual é a importância para a nossa pele e como colocar em prática uma rotina de skincare noturna!
Qual é a importância da rotina de skincare noturna?
O skincare é uma rotina de cuidados com a pele que deve ser feita idealmente duas vezes por dia, de manhã e à noite¹.
Diante disso, a importância de investir em um skincare noturno, assim como em um diurno, está na preservação da pele, assim como no combate:
- à obstrução dos poros;
- ao aparecimento de acne e outras infecções;
- ao envelhecimento precoce;
- às rugas já existentes.
Outro ponto relevante a ser ressaltado é que, conforme envelhecemos, a nossa pele perde seus mecanismos de defesa e se torna mais fina e seca².
Logo, para não sofrer tanto com essa situação, é indispensável apostar em uma rotina noturna de skincare² que inclui higienização, hidratação e rejuvenescimento.
Além disso, adotar essa prática, mesmo que em uma idade mais avançada, auxilia a reverter alguns danos e a prevenir futuros efeitos desse processo².
Mas isso só é possível quando utilizamos dermocosméticos confiáveis e ideais para o nosso tipo de pele e que ajudam a melhorar aspectos como rugas, diminuir a flacidez e a perda de elasticidade da pele³.
Quer saber então quais são os passos e a ordem do skincare noturno? Confira abaixo.
Qual é a ordem do skincare noturno?
A ordem do skincare noturno deve ser:
- limpeza;
- hidratação;
- rejuvenescimento.
Aprenda em detalhes cada etapa!
1 – Limpeza
O primeiro passo do skincare noturno é a limpeza, que idealmente deve ser feita com um sabonete líquido, já que esse tipo de produto costuma ser menos agressivo que um em barra e não prejudica a camada de proteção da barreira cutânea nem a manutenção da hidratação4.
Quando lavamos o rosto, estamos retirando as impurezas que se depositam ao longo do dia na nossa pele, como suor, poluição, bactérias e outras secreções do corpo¹.
Assim, impedimos que os poros fiquem obstruídos e desenvolvam cravos e espinhas e ainda contribuímos para retardar o envelhecimento precoce¹. No caso de peles oleosas, a limpeza também é responsável por evitar o acúmulo de oleosidade em excesso.
Outro aspecto positivo da higienização é que ela prepara a pele para receber a hidratação e o creme rejuvenescedor.
2 - Hidratação
Para ter uma pele bonita e com viço é preciso mantê-la constantemente hidratada. Isso porque a hidratação, ao manter a água na pele, evita o ressecamento, a descamação e conserva as fibras elásticas e colágenas da face¹.
Também é papel da hidratação suprir a perda de água do organismo e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão antes do tempo, o famoso envelhecimento precoce¹.
Se você tem a pele oleosa, saiba que não deve pular essa etapa, já que a hidratação é igualmente essencial na sua rotina de skincare noturna para manter o equilíbrio da produção de óleo e a integridade da camada de proteção¹.
A única diferença é que é interessante que você opte por produtos oil free, ou seja, feitos à base de água e não óleo, para não aumentar a oleosidade¹.
3 - Rejuvenescimento
Por fim, a última etapa do skincare noturno é a renovação por meio do uso de um creme rejuvenescedor, outro grande aliado no combate ao envelhecimento precoce e na diminuição dos efeitos do tempo e da exposição solar que, porventura, já apareceram no seu rosto.
Inclusive, os cremes antienvelhecimento são capazes de melhorar e atenuar os sinais de envelhecimento cutâneo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia5.
Por isso, é interessante utilizá-los à noite, já que eles auxiliam na renovação celular, reparando os danos causados à pele durante o dia.
Esse passo é ótimo para finalizar a sua rotina de skincare noturna com aquilo que a sua pele mais precisa: um tratamento simples, de alta qualidade, que não só limpe e hidrate, mas que também atue para rejuvenescê-la.
Quais produtos posso usar no skincare à noite?
Agora que você já entendeu como fazer uma rotina de skincare à noite, está curioso para saber o que passar no rosto antes de dormir? Saiba que para os seus cuidados com a pele você sempre pode contar com a Mantecorp Skincare, uma empresa criada há 40 anos por dermatologistas e que desenvolve produtos pensados especialmente para a necessidade do público brasileiro.
Para a skincare noturna, além de sabonetes como o Epidac OC e hidratantes da linha Epidrat, também temos o Reviline R e o Reviline Olhos, cremes rejuvenescedores feitos à base de Retinóides, que promovem a redução de rugas profundas e melhoram a firmeza e elasticidade da pele do rosto e ao redor dos olhos.
O Reviline R é um sérum rejuvenescedor intensivo com dupla ação retinóide associado ao ácido hialurônico e ao Matrixyl ambos ativos consagrados pela sua ação rejuvenescedora, sendo recomendado para a melhora das rugas e firmeza da pele do rosto.
Já o Reviline Olhos possui uma formulação exclusiva composta de Microesferas de Retinol (ou seja, o ativo fica protegido e é entregue nas camadas mais profundas da pele), Ácido Hialurônico + Silício, Linefill MS e Biopeptídeos, ativos consagrados pela sua ação rejuvenescedora, sendo recomendado para a melhora das rugas e firmeza da pele na região dos olhos.
O melhor de tudo é que eles são indicados para todos os tipos de pele! Quer saber mais detalhes sobre a linha Reviline? Confira no nosso site!
Viu só como é fácil e rápido inserir uma rotina de skincare noturna no seu dia a dia? Que tal continuar lendo sobre cuidados com a pele? Veja outros posts no nosso blog.
Referências consultadas:
1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: . Acesso em: novembro, 2021.
2. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: . Acesso em: novembro, 2021.
3. Rodan K et al. Skincare Bootcamp: The Evolving Role of Skincare. International Open Access Journal of the American Society of Plastic Surgeons. 14 dezembro, 2016; 4(12): e1152. Disponível em: . Acesso em: novembro, 2021.
4. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: . Acesso em: novembro, 2021.
5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Envelhecimento. Disponível em: . Acesso em: novembro, 2021.