Você tem passado a quantidade certa de protetor solar no seu rosto e no seu corpo para se proteger do sol? Seja no verão, curtindo a praia ou a piscina, ou durante o inverno, quando qualquer calor é bem-vindo, é fundamental usar um filtro de maneira adequada para defender a nossa pele contra os malefícios dos raios UV.
Isso porque esses raios são responsáveis por trazer diversos danos para a nossa pele, que vão desde queimaduras e chegam até a situações extremas, como o câncer.
Quer saber então qual é a importância de usar a quantidade certa de protetor solar e descobrir qual é a medida que você deve utilizar no dia a dia? Confira abaixo!
Qual é a importância de passar a quantidade certa de protetor solar?
O uso da quantidade certa de protetor solar, tanto em crianças, quanto em adultos e idosos, é vital para proteger a pele contra os raios UVA, UVB e Infravermelho, que podem ocasionar1-4:
- câncer de pele;
- envelhecimento precoce;
- queimaduras;
- melasma;
- rosácea;
- manchas;
- flacidez.
A sua utilização correta deve ser feita desde a infância, já que estimativas indicam que a exposição solar é mais frequente e intensa até os 18 anos de idade, o que a torna responsável por até 80% dos danos provocados à saúde das pessoas em decorrência dos raios ultravioletas5.
Isso acontece porque as crianças muitas vezes realizam atividades ao ar livre e nem sempre usam medidas de proteção6.
Por isso, tanto na infância, quanto na velhice, precisamos usar a quantidade certa de protetor solar. Mas você sabe como escolher esse produto? Veja abaixo!
Como escolher um protetor solar?
A principal informação para levar em consideração na hora de escolher um protetor é o seu FPS. Esse número simboliza o fator de proteção solar de um item.
Mas você sabe o que esse número significa? Ele demonstra o tempo de proteção da sua pele. Ou seja, com um FPS 30 ela está 30 vezes mais protegida (em tempo) do que se não tivesse o filtro8.
Ou seja, na teoria isso significa que se você fica vermelho por conta do sol após 5 minutos de exposição, com um protetor de FPS 30 isso levaria mais de 150 minutos. Porém, na prática, esse tempo dependerá de diversos fatores.
A partir disso, temos as seguintes indicações de FPS para os diferentes públicos:
- para adultos: a recomendação geral, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é que o FPS seja de no mínimo 307;
- para pessoas de pele negra: o FPS indicado também é de no mínimo 307. Apesar de peles negras possuírem um fator de proteção natural, que varia entre oito e 13, por conta da alta quantidade de melanina, isso é insuficiente9, já que os níveis abaixo de 15 não atuam de maneira efetiva contra o câncer ou o envelhecimento precoce2. Além disso, por conta da quantidade aumentada de melanina, a pele negra é mais suscetível a manchas;
- para as crianças: o protetor infantil também deve ter FPS no mínimo 30. No entanto, elas podem se beneficiar igualmente de um FPS a partir de 50, já que, em geral, as pessoas não utilizam a quantidade certa de protetor solar5. Também é interessante optar por um produto hipoalergênico, para evitar alergia nos pequenos8.
Além disso, outro aspecto a ser observado é se o protetor solar tem uma cobertura de amplo espectro¹ e se ele é resistente à água.
Qual é a quantidade de protetor solar no rosto e no corpo que devo usar?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, em geral, as pessoas aplicam uma quantidade de protetor solar até 65% menor do que o recomendado, o que prejudica a sua ação, diminuindo o seu fator de proteção5.
Por isso é essencial que você aprenda qual é a quantidade certa de protetor solar no rosto e no corpo que precisa utilizar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica você deve aplicar as seguintes medidas4:
- no rosto e no pescoço: uma colher de chá;
- no tronco: uma colher de sopa na parte da frente e outra na parte de trás;
- nos braços: uma colher de sopa para ambos;
- nas pernas: uma colher de sopa para ambas.
Quantas vezes por dia devo passar o protetor solar?
Depois de entender qual é a quantidade certa de filtro para aplicar na pele, você ficou com dúvida sobre quantas vezes por dia deve passar o protetor solar?
Ou até mesmo quer descobrir quanto tempo dura o protetor solar? Pois saiba que não há uma resposta fechada para essas perguntas. Tudo vai depender do seu estilo de vida e de quanto tempo você pretende se expor ao sol.
Mas, em linhas gerais, você pode seguir essas instruções para tirar o máximo de proveito do filtro solar7:
- aplique o protetor 30 minutos antes da exposição ao sol, para que a pele o absorva adequadamente;
- distribua-o uniformemente por todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés;
- faça a reaplicação do protetor solar a cada duas horas ou menos, especialmente se você transpirar em excesso ou for entrar na água.
E lembre-se sempre de que ele precisa ser utilizado mesmo em dias nublados5, pois os raios UV ainda atingem a Terra e podem provocar igualmente os malefícios citados acima.
Qual protetor solar posso usar no meu dia a dia?
O uso da quantidade certa de protetor solar na sua rotina é um dos principais responsáveis por combater os danos causados pelos raios UV contra a sua pele e também por mantê-la bonita e saudável.
Por isso, além da medida ideal do filtro, é necessário se atentar para a qualidade e confiabilidade do produto que está utilizando. Se é isso que você está buscando, que tal conhecer a linha de proteção solar da Mantecorp Skincare?
Dentro dessa linha você encontra alternativas como o Protetor Solar Episol Infantil, nos FPS 50 e 70, feitos especialmente para a pele delicada das crianças, com proteção UVA, UVB e Infravermelho A. Ele não contém parabenos, petrolatos nem fragrância e é muito resistente à água e ao suor, além de ter uma rápida absorção e fácil espalhabilidade.
Outra excelente opção é o protetor solar Episol Intense, nos FPS 30 e 60, adequado para o rosto e corpo, versátil para atividades do dia a dia ou de alta exposição solar. Ele promove proteção contra os raios UVA, UVB e Infravermelho, e pode ser aplicado mesmo na pele molhada, pois é resistente à água, ao suor e ao cloro.
Por fim, temos também o Episol Color! Esse protetor com cor tem opções disponíveis para seis tons de pele com os FPS 30 e 70, protege contra raios UVA, UVB, Infravermelho e luz visível, não obstrui os poros e tem um toque seco, perfeito para o uso diário.
Quer conhecer em detalhes esses e outros itens da linha de Proteção Solar da Mantecorp Skincare? Confira no nosso site!
Referências consultadas:
1. Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Rio de Janeiro. Você sabia que há um protetor solar ideal para você? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/voce-sabia-que-ha-um-protetor-solar-ideal-para-voce/>. Acesso em: outubro, 2021.
2. Simon S. Choose the Right Sunscreen. American Cancer Society, 2018. Disponível em: <https://www.cancer.org/latest-news/choose-the-right-sunscreen.html>. Acesso em: outubro, 2021.
3. The Skin Cancer Foundation. All About Sunscreen. Disponível em: <https://www.skincancer.org/skin-cancer-prevention/sun-protection/sunscreen/>. Acesso em: outubro, 2021.
4. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Proteção solar. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/protecao-solar/>. Acesso em: outubro, 2021.
5. Sociedade Brasileira de Pediatria. Guia de fotoproteção na criança e adolescente. 2017. Disponível em: <https://app.isend.com.br/iSend/external/magazine?encrypt=856C7AD3F35DE85DA917FC6D79749975342476CDB528F629880FDD92D0E28577>. Acesso em: novembro, 2021.
6. Bau AEK. Proteção solar na infância. Sociedade Brasileira de Dermatologia. 2012. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2012/12/Fotoproteo-na-infancia-e-adolescencia-para-o-pediatra-2015.pdf>. Acesso em: novembro, 2021.
7. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no verão. 24 outubro, 2016. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados-com-a-pele-no-verao/>. Acesso em: janeiro, 2022.
8. Healthline. Hypoallergenic: Is There Really Such a Thing? 26 abril, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/allergies/hypoallergenic?slot_pos=article_1&utm_source=Sailthru%20Email&utm_medium=Email&utm_campaign=allergies&utm_content=2019-05-07&apid=25482733#overview>. Acesso em: outubro, 2021.
9. Allen, Maya. 8 Incredibly Useful Dermatologist Tips for Dark Skin Tones. Byrdie, 2020. Disponível em: <https://www.byrdie.com/dermatologist-tips-for-dark-skin>. Acesso em: outubro, 2021.