A rotina de skincare barata e caseira conquistou a preferência dos brasileiros, mas será que realmente proporciona resultados?
Enquanto diversos setores sofreram com os impactos negativos durante a crise causada pela Covid-19, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) cresceu 5,8% em vendas no último ano, segundo dados de mercado da ABIHPEC.
Ainda de acordo com o levantamento, a procura por produtos de cuidados com a pele foi surpreendente, com destaque para as máscaras faciais (aumento de 91%) e os esfoliantes corporais (153,2%).
Esses dados reforçam apenas que, mesmo em período de isolamento social, a rotina de skincare continuou fazendo parte da vida dos brasileiros, relatando uma procura ainda maior para alguns produtos do que era percebido anteriormente.
Com isso, levantaram-se algumas dúvidas: será que uma rotina de skincare caseira realmente vale a pena? Dá para fazer uma rotina de skincare barata e ter resultados? É possível cuidar da pele em casa sem precisar ir à salões, spas e estúdios de estética?
Veja a resposta para essas perguntas a seguir.
Rotina de skincare caseira vale a pena?
Certamente você tem ouvido falar muito sobre skincare, um termo que está mais em alta do que nunca. Possivelmente pode até ser um praticante da rotina de cuidado diário com a pele.
Mas, caso esse não seja um hábito para você, muito provavelmente já se perguntou se esses rituais funcionam. Ou se uma rotina de skincare barata pode realmente trazer benefícios para a pele.
A resposta é simples: independentemente de quanto recurso financeiro você possui para investir em produtos de skincare, manter uma rotina de cuidados é fundamental para qualquer pessoa.
Afinal, a pele é o maior órgão do organismo humano, e está diariamente submetida a agressões externas, como sujeira, poluição ambiental e exposição solar.
Além disso, ela também sofre os impactos das escolhas e hábitos de vida, como má alimentação, consumo excessivo de álcool e tabagismo.
Por isso, ao se perguntar se uma rotina de skincare vale a pena, devemos sempre lembrar que estamos diariamente expostos a diversos fatores que podem prejudicar a pele, e que não apenas provocam o envelhecimento cutâneo extrínseco, mas também o aparecimento de doenças cutâneas.
Portanto, seja sua rotina de skincare barata e caseira ou mais elaborada associada a procedimentos estéticos, o cuidado com a pele é indispensável e muito benéfico.
3 passos eficientes para desenvolver sua rotina de skincare barata
1. Fale com um dermatologista
Até mesmo para criar uma rotina de skincare barata, simples e caseira a avaliação médica é indispensável.
Afinal, apenas um dermatologista será capaz de recomendar produtos econômicos para cuidar da pele, mas que são seguros e eficientes para a sua necessidade.
Além disso, ele poderá identificar o seu tipo de pele e fazer uma avaliação completa do estado de saúde da derme.
2. Faça testes de produtos e cosméticos
Se seu objetivo é criar uma rotina de skincare barata realmente benéfica para sua pele, uma dica é apostar em embalagens pequenas ou amostras grátis no primeiro uso.
Afinal, sabemos que nem sempre o cosmético mais conhecido ou mais caro irá funcionar para todo mundo.
Por isso, ao partir para a compra dos produtos, invista em embalagens menores — até mesmo em kits para viagem, para experimentar e analisar se o dermocosmético funciona para a sua pele.
3. Invista produtos multifuncionais
Quando falamos em rotina de skincare barata, fica subentendido que se espera, além de manter a pele bem tratada, uma economia financeira.
Por isso, uma forma de conseguir manter os cuidados com a cútis sem gastar em excesso são os dermocosméticos multifuncionais, uma alternativa para os que preferem optar por produtos com bom custo x benefício.
Esse tipo de produto oferece uma série de benefícios em apenas uma solução, e pode ser indicado tanto para pessoas que querem economizar, como para aquelas que buscam por praticidade durante a correria do dia a dia.
Produtos da Mantecorp Skincare para cuidar da pele em casa
Você sabia que a Mantecorp Skincare é a marca nacional mais prescrita em consultórios dermatológicos?
São mais de 40 anos estudando a pele brasileira para criar dermocosméticos que vão além da beleza, mas que proporcionam verdadeiros momentos de autocuidado.
Além disso, um dos maiores diferenciais da Mantecorp é o uso da nanotecnologia para a criação das formulações, a primeira marca brasileira a ter a inovação como parte do seu DNA.
Em todos esses anos, diversos produtos foram lançados para atender todas as fases da vida dos brasileiros, e alguns deles são indispensáveis para uma rotina de skincare barata e funcional.
Para uma das etapas mais importantes da sua rotina diária, recomendamos o Episol Antiox FPS 60, um protetor solar UVA/UVB com ação antioxidante que previne o envelhecimento da pele, suaviza linhas de expressão e hidrata profundamente a cútis.
Já para a limpeza fácil, você pode experimentar o Glycare Sabonete Líquido, higienizador com ação renovadora indicado para pele normal a mista. Além de remover as impurezas, o Glycare hidrata e mantém o pH da pele equilibrado.
Para finalizar sua rotina de skincare barata, rápida e eficiente, chegou a vez do hidratante. Nossa recomendação é o Epidrat Rosto FPS 30, hidratante facial que pode ser usado por pessoas de pele seca, normal e mistas!
Para quem está em busca de cosméticos multifuncionais, o produto também oferece proteção solar fator 30 para hidratar e proteger a pele ao mesmo tempo.
E aí, o que achou das nossas indicações? Uma rotina de skincare barata e rapidinha é tudo o que qualquer pessoa poderia querer, não é? Então agora que você já sabe como montar a sua, veja em nosso blog outros conteúdos com muitas dicas úteis para potencializar seus cuidados com a pele.
Referências
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Vendas de HPPC crescem 4,7% em 2020 e totalizam R$ 122,4 bilhões. Disponível em:<https://abihpec.org.br/vendas-de-hppc-crescem-47-em-2020-e-totalizam-r-1224-bilhoes/>. Acesso em: 30 de junho 2021.
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Envelhecimento. Disponível em:<https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/>. Acesso em: 30 de junho 2021.