7 dicas práticas de como cuidar da pele depois dos 50 anos

25/08/2021 como cuidar da pele depois dos 50 anos

Você já ficou com dúvidas sobre como cuidar da pele depois dos 50 anos? É uma tarefa mais simples do que parece. Com alguns cuidados práticos, como a hidratação diária e a limpeza adequada, é possível mantê-la saudável, prevenindo sinais de envelhecimento e condições dermatológicas.

Para que você não tenha mais incertezas e dificuldades sobre esta questão, nós listamos e detalhamos sete dicas de como cuidar da pele depois dos 50 anos. Veja:

  • Limpe a pele adequadamente
  • Passe protetor solar todos os dias
  • Avalie o consumo de nutricosméticos
  • Tenha um acompanhamento médico
  • Use dermocosméticos anti-idade
  • Sempre hidrate a pele
  • Mantenha um umidificador perto de você

Boa leitura!

7 dicas de como cuidar da pele depois dos 50 anos

1. Limpe a pele adequadamente

A limpeza da pele é a primeira etapa de uma rotina diária de skincare e é uma ótima dica de como cuidar da pele depois dos 50 anos.

Além de remover da pele todas as impurezas e resíduos prejudiciais, esse cuidado ajuda na renovação celular, porque retira as células mortas do tecido.

Diante disso, a limpeza diária pode desacelerar o envelhecimento da pele e prevenir sinais, como, por exemplo, as linhas de expressão.

Mas, para ter esses benefícios, é preciso saber limpar a pele de forma adequada. E como faz isso?

Primeiramente, é preciso utilizar um produto apropriado. O mais usado e comum é o sabonete líquido. Porém, ele deve ser formulado para o seu tipo de pele.

E nada de usar um sabonete corporal qualquer ou outro tipo de produto de limpeza, tá bom? Eles apenas trarão problemas a você, promovendo irritações, reações alérgicas e ressecamentos.

Os movimentos que você utiliza na hora de limpar são o segundo ponto de atenção. Eles devem ser gentis, lentos e circulares. Dessa forma, evita-se causar danos à pele.

2. Passe protetor solar todos os dias

A aplicação de protetor solar deveria ser um hábito diário de todas as pessoas, independentemente da idade, cor de pele e outros fatores.

Afinal, esse é o principal método de proteção da pele contra os danos que as radiações ultravioleta (UV) emitidas pelo sol podem causar.

Os raios UVA e UVB são os responsáveis por promover o envelhecimento precoce do tecido, além de outras condições, como a hiperpigmentação — condição causadora das manchas — e o câncer de pele.

Portanto, passar o protetor solar diariamente é uma das principais dicas de como cuidar da pele depois dos 50 anos. E o tempo (chuvoso, nublado, etc.) do dia não afeta em nada a importância deste cuidado, ok?

Na verdade, a aplicação diária é ainda mais importante para pessoas com idade avançada, porque a predisposição para o câncer de pele é maior. A justificativa para isso é o envelhecimento das células e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Então, lembre-se de sempre passar protetor solar. O ideal é utilizar um que tenha, no mínimo, FPS 30. Além disso, para garantir a sua eficácia, reaplique-o pelo menos a cada duas horas.

Leia também: Como escolher protetor solar: conheça 8 dicas fundamentais!

3. Avalie o consumo de nutricosméticos

Os nutricosméticos podem ser considerados um tipo de suplemento alimentar, uma vez que reúnem nutrientes essenciais para o organismo.

A diferença está no fato de que a sua composição é formulada com o intuito de proporcionar, principalmente, benefícios estéticos.

Mas por que o consumo deles é uma das dicas de como cuidar da pele depois dos 50 anos?

Porque, conforme se envelhece, o organismo perde parte da capacidade de absorção de nutrientes e sofre alterações na produção de colágeno.

O problema na absorção influencia na obtenção de antioxidantes, que ocorre pela alimentação.

Esse grupo de substâncias é muito importante, pois combatem os radicais livres, que são moléculas instáveis que causam danos às células e provocam o aparecimento de sinais de envelhecimento na pele.

E o colágeno é uma proteína produzida naturalmente que está diretamente relacionada com a resistência e a elasticidade da pele.

Sendo assim, baixos níveis desses nutrientes no organismo podem resultar em danos à pele. Por isso, consultar um médico para avaliar a ingestão de nutricosméticos é um bom caminho para resolver essas questões.

4. Tenha um acompanhamento médico

Contar com o acompanhamento contínuo de um dermatologista e outros médicos é uma dica essencial de como cuidar da pele depois dos 50 anos e da saúde no geral.

Com consultas regulares, é possível entender se há algum problema com o tecido, além de receber indicações dos melhores cuidados para prevenir sinais de envelhecimento e condições médicas.

Portanto, avalie consultar um dermatologista com uma certa frequência. Essa, sem dúvidas, é uma das melhores formas de prevenir problemas relacionados à pele.

5. Use dermocosméticos anti-idade

Incluir dermocosméticos que sejam compostos por retinóides, peptídeos, antioxidantes ou ácido hialurônico na sua rotina de skincare é uma boa dica de como cuidar da pele depois dos 50 anos.

Estas substâncias possuem propriedades que proporcionam efeitos anti-idade à pele, como prevenção de rugas, renovação celular e melhora da textura e elasticidade da pele.

Mas qual dermocosmético é formulado com esses nutrientes? Você pode encontrar diversos tipos de produtos com uma ou outra dessas substâncias em sua composição, mas o principal é o sérum.

Ele é um rejuvenescedor, ou seja, um dermocosmético desenvolvido especificamente com o intuito de proporcionar benefícios anti-idade. Por isso, ele é formulado com altas doses de nutrientes.

Além disso, o sérum é muito famoso pela sua alta capacidade em promover benefícios visíveis com pouco tempo de uso. Isso acontece por causa da concentração de nutrientes.

6. Sempre hidrate a pele

A hidratação da pele é um cuidado clássico, não é mesmo? Ela ajuda o tecido a absorver e reter água, evitando ressecamentos e irritações.

Além disso, fortalece o estrato córneo, a camada mais superficial da pele, que atua como “barreira protetora” diante agentes externos.

Essa é uma dica muito importante de como cuidar da pele depois dos 50 anos, porque a hidratação natural da pele e o estrato córneo são afetados pelo envelhecimento.

Diante disso, a hidratação diária é uma etapa indispensável do skincare, pois minimiza as consequências decorrentes do envelhecimento, mantendo a saúde da pele.

7. Mantenha um umidificador perto de você

Manter um umidificador no ambiente que você estiver pode ser considerado como um complemento para a hidratação diária.

Afinal, o umidificador ajuda a evitar que a pele fique ressecada por falta de umidade no ar. Esse é um cuidado fundamental para regiões secas e períodos com baixa umidade.

Qual é o melhor produto para cuidar da pele depois dos 50?

Como mostramos durante o texto, diversos dermocosméticos podem ajudar nos cuidados da pele depois dos 50 anos. Estão entre eles o hidratante, o sabonete líquido, o protetor solar e o sérum.

Entretanto, a sua dúvida é sobre qual é a melhor marca, certo? Pois então, a nossa recomendação é a Mantecorp Skincare, uma marca 100% nacional que possui diversas linhas pensadas para atender mulheres em diferentes fases da vida:

Ela foi criada por dermatologistas há mais de quatro décadas e, desde então, estuda a pele brasileira para desenvolver dermocosméticos inovadores, seguros e eficazes. Conheça as nossas linhas!

Esperamos que as dicas de como cuidar da pele depois dos 50 anos tenham te ajudado. Para conhecer mais cuidados dermatológicos, acesse o nosso blog e confira outros conteúdos!

Referências

LONNI, Audrey Alesandra Stinghen Garcia et al. NUTRICOSMETICS: AN INNOVATIVE CONCEPT.. Visão Acadêmica, [S.l.], v. 15, n. 2, oct. 2014. ISSN 1518-8361. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/academica/article/view/36722/23392>. Acesso em: 8 mar. 2021.

Derrick, Julyne. Skincare Tips Every Woman Over 50 Should Know. Byrdie, 2020. Disponível em: <https://www.byrdie.com/skincare-tips-every-woman-over-50-should-know-346965>. Acesso em: 8 mar. 2020.

Farah, Alexis. 7 Anti-Aging Tips for Your Skin. Everyday Health, 2016. Disponível em: <https://www.everydayhealth.com/treatment/skin-and-beauty/anti-aging-tips-your-skin/>. Acesso em: 8 mar. 2020.

Farah, Alexis. 7 Anti-Aging Tips for Your Skin. Everyday Health, 2016. Disponível em: <https://www.everydayhealth.com/treatment/skin-and-beauty/anti-aging-tips-your-skin/>. Acesso em: 8 mar. 2020.

WebMD Medical Reference. Natural Beauty Tips for Women Over 50. 2019. Disponível em: <https://www.webmd.com/beauty/women-over-50-natural-beauty-tips#1>. Acesso em: 8 mar. 2020.

posts relacionados

Rejuvenescimento

Aqui você encontra diversas opções de produtos que ajudam a melhorar os sinais e revigorar sua pele. Confira.

Rejuvenescimento Mantecorp Skincare