Pode passar protetor solar na tatuagem? A resposta definitiva

08/09/2021 Pode passar protetor solar na tatuagem?

Pode passar protetor solar na tatuagem? Depende! Se ela acabou de ser feita e ainda está em cicatrização, não pode passar, porque há a possibilidade de o protetor causar irritações e outros problemas. Agora, se ela já está cicatrizada, a aplicação do protetor é essencial para protegê-la das radiações ultravioleta (UV) emitidas pelo sol.

A Mantecorp Skincare elaborou este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas se pode passar o protetor solar na tatuagem ou não, assim como sobre outros cuidados necessários para a proteção da pele tatuada. Veja os tópicos que serão abordados:

  • Pode passar protetor solar na tatuagem?
  • Qual é a importância do protetor solar para a tatuagem?
  • Como passar protetor solar na tatuagem?
  • Como tratar uma tatuagem queimada pelo sol?
  • Como escolher um protetor para tatuagem?

Boa leitura!

Pode passar protetor solar na tatuagem?

A resposta mais adequada para esta pergunta é: depende!

Caso você tenha acabado de fazer uma tatuagem e ela ainda esteja cicatrizando, não se deve passar o protetor solar ou quaisquer outros produtos que tenham ingredientes químicos.

Afinal, a tatuagem recém-feita é praticamente um machucado aberto, o que significa que é uma área extremamente sensível.

A aplicação do protetor solar poderá causar irritação, inflamação, coceira e erupções, que podem prejudicar o processo de cicatrização e promover o desbotamento da tatuagem.

A melhor recomendação para protegê-la é evitar a exposição ao sol e sempre cobri-la se a sua saída for inevitável.

Mas se a sua tatuagem já estiver cicatrizada, a resposta é outra: o uso de protetor solar é essencial!

As radiações ultravioleta emitidas pelo sol podem desbotar as tatuagens e causar queimaduras que geram danos tanto à pele quanto à tinta.

Portanto, depois da cicatrização, a aplicação do protetor solar passa a ser algo indispensável na rotina de uma pessoa que tem tatuagem.

Qual é a importância do protetor solar para a tatuagem?

Na verdade, a utilização do protetor solar é algo fundamental para qualquer pessoa, independentemente se ela tem tatuagem ou não.

Isso porque as radiações UV podem causar diversos danos à pele. A questão é que eles podem ser amplificados nas áreas tatuadas, uma vez que elas são mais sensíveis.

Para entender melhor a importância do protetor solar para a tatuagem e para a saúde da pele, é importante conhecer os dois tipos de radiação ultravioleta: UVA e UVB.

Os raios UVA penetram camadas mais profundas da pele, causando principalmente danos a longo prazo, como a aceleração do envelhecimento do tecido e do desbotamento da tatuagem.

Já os raios UVB são os responsáveis por danos mais superficiais, visíveis e a curto prazo, como é o caso das queimaduras.

As radiações UVB também podem promover o descolorimento das tatuagens, assim como problemas na cicatrização, ressecamento da pele e coceira.

Agora ficou mais claro porque pode passar protetor solar na tatuagem cicatrizada e qual é a importância de fazer isso diariamente, não é mesmo?

Como passar protetor solar na tatuagem?

Se você for se expor ao sol, o ideal é passar o protetor solar na tatuagem e em toda a pele alguns minutos antes de sair para, assim, garantir a proteção. Cerca de quinze minutos de antecedência já está ótimo.

Além disso, é fundamental reaplicar o protetor pelo menos a cada duas horas para manter a sua eficácia.

Como tratar uma tatuagem queimada pelo sol?

Se você tiver sofrido uma queimadura na área tatuada, será preciso tomar alguns cuidados para que o problema não se agrave.

A queimadura pode causar danos permanentes na tatuagem, assim como pode provocar uma infecção.

As seguintes dicas podem te ajudar a minimizar as consequências:

  • beba bastante água;
  • passe um hidratante hipoalergênico, que seja composto por ingredientes naturais;
  • aplique compressas de gelo (não aplique o gelo diretamente na pele porque isso irá piorar a queimadura).

Mesmo seguindo estes cuidados, o ideal é ficar atento à área queimada e a possíveis sintomas, como ondas de calor e febre, que são sinais de infecção.

Caso você sinta algo ou a queimadura não se recupere, o melhor a se fazer é consultar um médico para avaliar o que está acontecendo.

Como escolher um protetor para tatuagem?

É preciso ter atenção a alguns fatores para escolher um bom protetor solar para a tatuagem e para a sua pele no geral.

Para facilitar a sua escolha, listamos quais pontos são importantes para você avaliar em um protetor. Confira:

  • Veja os ingredientes
  • Escolha um FPS adequado
  • Olhe se ele é de amplo espectro

1. Veja os ingredientes

Para áreas tatuadas da pele, recomenda-se a utilização de protetores hipoalergênicos e que contenham principalmente ingredientes naturais.

Essa indicação é por causa da sensibilidade acentuada dessas regiões, que podem ficar irritadas e ressecadas com muita facilidade.

Contudo, a dica vale principalmente para tatuagens que cicatrizaram há pouco tempo. Se você já tem a tatuagem há um bom período, não tem problema em passar protetores solares convencionais, apesar de ser preferível os hipoalergênicos.

2. Escolha um FPS adequado

O Fator de Proteção Solar (FPS) é uma medida que quantifica o tempo a mais que você pode ficar no sol sem sofrer queimaduras.

Por exemplo, se uma pessoa que leva cinco minutos para se queimar no sol passar um protetor de FPS 60, ela passará a levar trezentos minutos para sofrer queimaduras.

Diante disso, o indicado é que o protetor solar tenha um FPS de no mínimo 30. Dessa forma, garante-se uma proteção por um bom período de tempo.

Também vale ressaltar que é fundamental reaplicar o protetor solar a cada duas horas para garantir a eficácia dele, independentemente do FPS.

3. Olhe se ele é de amplo espectro

Escolher um protetor de amplo espectro é essencial para garantir uma proteção apropriada à tatuagem e à sua pele.

Amplo espectro é o termo utilizado para protetores solares que protegem tanto dos raios UVA quanto dos raios UVB.

Como você viu anteriormente, cada um afeta a pele de formas diferentes, mas ambos podem causar sérios danos.

Sendo assim, checar se o protetor solar é de amplo espectro é uma etapa essencial para a decisão de compra.

Experimente a linha de proteção solar Episol

A Episol, linha de proteção solar da Mantecorp Skincare, possui protetores que atendem adequadamente a todas as características apresentadas de um bom produto.

Em um primeiro momento, o Episol Infantil pode ser a melhor escolha para passar na sua pele, uma vez que ele é hipoalergênico e não tem parabenos, conservantes e fragrância, que são características que diminuem as chances de ocorrerem irritações e outros problemas.

Contudo, há diversos outros protetores que atendem às necessidades de diferentes tipos e cores de peles. Logo, vale a pena experimentar algum protetor Episol!

A Mantecorp Skincare é uma marca nacional de dermocosméticos criada há mais de 40 anos por dermatologistas. Desde então, ela estuda a pele brasileira para desenvolver produtos seguros e eficazes. Saiba mais sobre nós no vídeo abaixo:

O que achou da nossa resposta para a sua dúvida se pode passar protetor solar na tatuagem? Para mais conteúdos como esse, que respondem questões sobre a saúde da pele, acesse o nosso blog!

Referências consultadas

 American Academy of Dermatology Association. Caring for tattooed skin. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/tattoos/caring-for-tattooed-skin>. Acesso em: março/2021.

 Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Tatuagens – Dra. Michelle Lise. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/tatuagens-dra-michelle-lise/>. Acesso em: março/2021.

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Tatuagem pode colocar saúde em risco, tome os cuidados certos. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/tatuagem-podem-colocar-saude-em-risco-tome-os-cuidados-certos/>. Acesso em: março/2021.

posts relacionados

Proteção Solar

Na praia, no campo ou na cidade, se proteger do sol é fundamental. Conheça a nossa linha completa de proteção solar, pensada para atender as necessidades de cada tipo de pele.

Proteção Solar Mantecorp Skincare