Dicas para lavar o rosto: 5 cuidados essenciais para a pele

22/07/2021 ddicas-para-lavar-o-rosto

Com algumas dicas para lavar o rosto é possível realizar uma limpeza da pele que remove todas as impurezas e o excesso de oleosidade sem deixá-la ressecada. Recomendações como não utilizar água quente e massagear a pele gentilmente são essenciais para limpá-la de forma adequada.

Ficou interessado em conhecer as boas práticas de limpeza do rosto? Então, veja cinco dicas para lavar o rosto da melhor forma:

  • Saiba qual é o seu tipo de pele
  • Tome cuidado com a temperatura da água
  • Remova toda a maquiagem antes de lavar o rosto
  • Massageie a pele gentilmente
  • Tenha cuidado com a frequência de lavagem

5 dicas para lavar o rosto da melhor forma

Aprenda de uma vez por todas a melhor forma de limpar a pele do rosto. Confira abaixo as cinco dicas para lavar o rosto!

1. Saiba qual é o seu tipo de pele

Utilizar um sabonete facial adequado para a sua pele é uma das dicas para lavar o rosto mais fundamentais. Afinal, assim você limpa os resíduos da sua pele sem agredi-la.

Mas como escolher um bom sabonete? Para isso, é preciso conhecer qual é o seu tipo de pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia, classifica os tipos de pele em quatro grupos:

  • Normal: a quantidade de sebo produzida é ideal para hidratar a pele sem deixá-la oleosa nem seca. Possui textura macia e poros pequenos;
  • Oleosa: o sebo é produzido em excesso, fazendo com que a pele fique brilhante e espessa. Tem maior propensão a desenvolver acne possui poros dilatados;
  • Seca: o sebo é produzido em quantidade insuficiente para hidratar a pele de maneira adequada, fazendo com que ela seja opaca e propensa a ter descamação e vermelhidão. Apresenta poros pequenos;
  • Mista: é uma mistura da oleosa e da seca. Na “região T” (testa, nariz e queixo) a pele apresenta características da oleosa. E nas bochechas ela tem as características da seca.

Agora que você sabe os aspectos de cada tipo de pele, basta identificar qual é o seu e procurar por sabonetes líquidos específicos.

Além disso, dê prioridade a dermocosméticos que sejam sem fragrância e hipoalergênicos. Esses atributos diminuem as chances de ter reações alérgicas por conta do sabonete.

2. Tome cuidado com a temperatura da água

Preste muita atenção na temperatura da água que você irá utilizar para lavar o rosto. O ideal é que ela esteja fria ou, no máximo, morna.

Isso porque a água quente remove toda a oleosidade da pele, o que faz com que ela fique ressecada e irritada.

E isso acontece independentemente do seu tipo de pele. Contudo, se a sua é seca, tenha mais cuidado ainda. Lavá-la com água quente é, sem dúvidas, sinônimo de descamação e vermelhidão.

3. Remova toda a maquiagem antes de lavar o rosto

Remover a maquiagem apenas com o sabonete facial pode não ser uma boa ideia. A maquiagem penetra numa camada mais profunda da pele por meio dos poros.

Sendo assim, os sabonetes líquidos costumam não ser o suficiente para remover toda a maquiagem.

A olho nu pode parecer que eles removem toda a maquiagem, mas os resíduos ficam alojados em camadas mais profundas, o que pode causar uma irritação

Por isso, é uma boa escolha utilizar um demaquilante ou uma água micelar para que ocorra a remoção completa da maquiagem.

4. Massageie a pele gentilmente

Esfregar a pele agressivamente é mais uma forma de irritá-la, resultando em descamação, coceira e vermelhidão.

O correto é utilizar as pontas dos dedos para fazer movimentos circulares, lentos e gentis. Dessa forma, você espalha o sabonete e limpa a pele sem causar danos a ela.

Além disso, tome cuidado com a duração da aplicação. Massagear a pele por muito tempo também pode acabar em irritação, ainda mais se o sabonete tiver ingredientes esfoliantes em sua fórmula.

5. Tenha cuidado com a frequência de lavagem

Geralmente, quem possui uma rotina de skincare lava o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Essa não é necessariamente a frequência ideal, mas é uma boa referência, porque pode ser considerada um equilíbrio.

O problema é quando a frequência de limpeza do rosto vai além de duas vezes ao dia. Essa quantidade já passa a ser excessiva e pode acabar ressecando a pele por conta da remoção constante do sebo (óleo natural que hidrata o tecido).

Portanto, a recomendação é lavar o rosto no máximo duas vezes ao dia, tudo bem? E sempre se lembre de aplicar hidratante após a limpeza. Assim, você garante que ela não ficará ressecada.

Cuidados essenciais após a limpeza

O seu objetivo é manter uma rotina de skincare bem completa? Então, os cuidados não acabam na limpeza. Após a lavagem, há mais algumas etapas que podem ajudar a melhorar a saúde da sua pele. Veja:

  • Use um sérum para benefícios anti-idade
  • Não se esqueça do hidratante e do protetor solar

Use um sérum para benefícios anti-idade

Como dito, a limpeza do rosto remove o excesso de oleosidade e os resíduos acumulados. Então, além de eliminar substâncias prejudiciais, também deixa a pele em sua melhor forma para absorver nutrientes.

Portanto, caso você queira prevenir ou tratar sinais de envelhecimento, aplicar um sérum logo após a limpeza é uma boa escolha.

O sérum é um dermocosmético formulado com altas doses de nutrientes que proporcionam efeitos anti-idade, como a prevenção e o tratamento de rugas.

A sua composição geralmente conta com antioxidantes, retinóides ou ácidos, que são substâncias capazes de eliminar os radicais livres e estimular a produção de colágeno.

Diante disso, o sérum pode proporcionar benefícios como:

  • melhora da reparação celular, prevenindo o envelhecimento precoce da pele;
  • melhora da resistência e elasticidade, prevenindo rugas e outras linhas de expressão.

Não se esqueça do hidratante e do protetor solar

A aplicação do hidratante e do protetor solar são etapas indispensáveis da rotina diária de skincare. E ambos são aplicados depois da limpeza.

O hidratante ajuda na hidratação da pele e fortalece o estrato córneo, que é a camada de tecido mais superficial que é responsável pela proteção contra agentes externos, como a poluição.

Já o protetor solar defende a pele das radiações ultravioleta emitidas pelo sol, evitando danos como o envelhecimento precoce, as manchas e o câncer de pele.

Por isso, é recomendado utilizar diariamente um protetor de, pelo menos, FPS 30. Além disso, para manter a sua proteção é preciso reaplicá-lo ao menos a cada duas horas.

Qual é o melhor sabonete para limpar o rosto?

Como dissemos na primeira dica, a principal maneira de escolher o melhor sabonete para limpar o rosto é levando em consideração o seu tipo de pele.

E mesmo comprando um sabonete facial específico, podem haver produtos que reajam melhor na sua pele dependendo da composição.

Por isso, testar também é uma boa dica. Experimente diferentes sabonetes líquidos que sejam para o seu tipo de pele e veja qual entrega os resultados que você procura.

Caso você esteja procurando uma recomendação, a nossa é o Glycare. Ele serve para todos os tipos de pele, remove as impurezas e mantém a hidratação e o pH fisiológico do tecido. Além disso, melhora a renovação celular, pois é formulado com ácido glicólico.

Este é um dermocosmético desenvolvido pela Mantecorp Skincare, empresa que há mais de quatro décadas estuda a pele brasileira para desenvolver produtos seguros e eficazes. Conheça outras linhas da nossa marca!

As dicas para lavar o rosto foram úteis para você? Deixe a sua experiência no comentário e leia outros conteúdos nossos para mais dicas eficazes sobre skincare!

Referências

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: 27 fev. 2021.

Aiglon, Kelly. 15 Do’s and Don’ts for Washing Your Face the Right Way. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/face-washing-how-to>. Acesso em: 27 fev. 2021.

Worick, Jennifer. 8 Rules for Washing Your Face: Dermatologist Dos and Don’ts. Disponível em: <https://www.everydayhealth.com/beauty-pictures/everything-you-didnt-know-about-washing-your-face.aspx>. Acesso em: 27 fev. 2021. Hopp, Deven. How to Wash Your Face: The 10 Commandments of Cleansing. Disponível em: <https://www.byrdie.com/how-to-wash-your-face>. Acesso em: 27 fev. 2021.

posts relacionados

Hidratação

Deslizar as mãos sob a pele é cuidar de si. Desenvolvemos produtos para atender as necessidades de todos os tipos de pele. Escolha a sua melhor opção.

Hidratação Mantecorp Skincare