Quais são os benefícios da vitamina C para o rosto? Veja 6

23/07/2021 beneficios-vitamina-c-rosto

Quais são os benefícios da vitamina C para o rosto? A resposta é simples: muitos! Este nutriente atua em funções importantes para a saúde da pele. Por isso, pode ajudar a prevenir sinais de envelhecimento, a proteger contra danos solares e muito mais.

Logo, ela é um dos principais ingredientes dos dermocosméticos que proporcionam efeitos anti-idade na pele do rosto.

Então, para entender como esses produtos atuam na sua pele, explicaremos neste texto para que serve a vitamina C e como e quando usá-la.

Além disso, você conhecerá os seis principais benefícios da vitamina C para o rosto:

  • Previne sinais de envelhecimento
  • Protege contra os danos solares e o fotoenvelhecimento
  • Previne o ressecamento da pele
  • Reduz o risco de inflamações na pele
  • Potencializa a cicatrização
  • Promove o clareamento da pele

Para que serve a vitamina C para o rosto?

A composição da pele tem altas concentrações de vitamina C. A maior quantidade se encontra na epiderme, que é a camada mais superficial responsável diretamente pela proteção contra danos externos. Contudo, também há uma boa concentração na derme, camada mais profunda.

Além disso, esta vitamina também está presente em grande quantidade na composição do estrato córneo, que é a camada mais superficial da epiderme. O papel principal dela é a proteção contra agentes químicos, físicos e biológicos, além de impedir a evaporação da água.

Por conta da alta concentração de vitamina C nessas áreas, ela é responsável por uma série de funções importantes para a saúde da pele:

  • Ajuda a eliminar radicais livres: os radicais livres são moléculas instáveis que causam danos celulares, podendo originar sinais de envelhecimento e diversas doenças. Eles são neutralizados ou eliminados pelos antioxidantes, propriedade que a vitamina C possui;
  • Atua na produção de colágeno: a vitamina C estimula a produção de colágeno e ajuda a estabilizar a sua molécula. Esta proteína tem papel fundamental no processo de cicatrização e na manutenção da resistência e da elasticidade da pele;
  • Atua na formação da epiderme e do estrato córneo: a vitamina C atua na organização dos queratinócitos, que são as principais células da composição da epiderme. Além disso, ela promove a produção e a organização dos lipídios que compõem o estrato córneo;
  • Inibe a produção de melanina: ela reduz a melanogênese, processo de produção da melanina. Sendo assim, é capaz de prevenir e tratar a hiperpigmentação, condição que pode causar manchas.

Quais são os benefícios da vitamina C para o rosto?

Como você viu, a vitamina C atua em diversos processos que ajudam a garantir a saúde da pele. Por conta disso, ela é um nutriente muito proveitoso para o skincare. Então, conheça abaixo os benefícios da vitamina C no rosto.

1. Previne sinais de envelhecimento

O envelhecimento da pele é algo natural que ocorre com o passar do tempo. Esse processo é bem lento. Entretanto, diversos fatores externos, como a poluição e as radiações ultravioleta, o aceleram.

Esses agentes são motivadores da produção de radicais livres, que, como dissemos, são moléculas instáveis causadoras de danos celulares.

Então, visto que a vitamina C é capaz de estimular a produção de colágeno e ter relações com outras funções da formação da pele, ela mantém a pele resistente e ajuda a combater os radicais livres. Dessa forma, ela previne e trata rugas e outros sinais de envelhecimento.

Sendo assim, para manter uma boa saúde da pele, é essencial consumir uma quantidade adequada de vitamina C, pois a sua deficiência nutricional fragiliza a pele e diminui a capacidade de cicatrização.

Além disso, é uma ótima escolha incluir dermocosméticos que sejam formulados com altas concentrações de vitamina C na sua rotina de skincare.

2. Protege contra os danos solares e o fotoenvelhecimento

Como dissemos, os fatores externos são os principais causadores de danos à pele. Mais especificamente, as radiações ultravioleta emitidas pelo sol podem ser consideradas o pior agente agressor deste grupo.

Ela danifica a pele por meio do estímulo à produção de espécies reativas de oxigênio, que, a grosso modo, também podem ser chamadas de radicais livres. Ou seja, são moléculas instáveis que causam danos celulares.

Por conta disso, as radiações ultravioleta podem causar tanto danos a curto quanto a longo prazo na pele. Alguns exemplos são: queimaduras, inflamações, envelhecimento precoce, flacidez e câncer de pele.

Diante da propriedade antioxidante da vitamina C, ela é capaz de neutralizar e eliminar as espécies reativas de oxigênios produzidas. Sendo assim, ela limita os danos causados e pode ajudar a tratá-los.

Além disso, estudos mostram que a associação de vitamina C e E potencializa a capacidade de neutralização destas substâncias instáveis.

Contudo, vale ressaltar que as melhores formas de se prevenir contra os danos das radiações ultravioleta é por meio da utilização diária de protetor solar e de uma exposição ao sol controlada.

3. Previne o ressecamento da pele

O ressecamento da pele é uma condição que pode afetar qualquer pessoa, pois as suas causas são inúmeras, como fatores externos, reações alérgicas, doenças, entre outros motivos.

A pele seca se caracteriza pela dificuldade em reter a umidade, resultando na perda excessiva de água. Isto provoca sintomas como vermelhidão, descamação e coceira.

À vista da atuação que a vitamina C possui na organização de queratinócitos e na produção de lipídios que formam o estrato córneo, ela pode ajudar na retenção da umidade da pele, mantendo-a hidratada.

Diante disso, a aplicação tópica de dermocosméticos que contenham vitamina C pode ajudar no tratamento da pele seca.

4. Reduz o risco de inflamações na pele

As inflamações na pele são responsáveis pelo surgimento de diversas condições, como acne, dermatites, ressecamento, irritação, entre outras.

Visto que a vitamina C também possui propriedades anti-inflamatórias, isto a torna capaz de prevenir e tratar as condições mencionadas.

Além disso, devido à ajuda que ela proporciona na formação do estrato córneo, a pele fica mais resistente ao desenvolvimento de inflamações.

5. Potencializa a cicatrização

O colágeno é essencial para o processo de cicatrização, porque ele é o responsável pela estruturação de praticamente todos os tecidos do corpo. E com a cicatriz não é diferente, ela é composta por esta proteína.

Então, uma vez que a vitamina C estimula a produção de colágeno, ela ajuda diretamente a melhorar a capacidade de cicatrização do corpo.

Portanto, mais uma vez se mostra muito importante incluir uma quantidade adequada de fontes de vitamina C em sua dieta.

E, além disso, pomadas formuladas com este nutriente podem ajudar na cicatrização de feridas, tornando o processo mais eficaz.

Um estudo publicado na revista científica Aesthetic Plastic Surgery usou um gel de silicone formulado com vitamina C para tratar cicatrizes no rosto de algumas pessoas. A conclusão foi que a pomada melhorou significativamente a aparência das cicatrizes.

6. Promove o clareamento da pele

A vitamina C é capaz de inibir o processo de conversão do aminoácido tirosina em melanina, que é o composto responsável pela pigmentação da pele.

Por conta disso, esta vitamina conta com um potencial clareador significativo, podendo ajudar a amenizar casos de melasma, que é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele e que, geralmente, é desencadeada pelas radiações UV.

Em um estudo publicado no The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, concluiu-se que a vitamina C pode reduzir com eficiência a pigmentação induzida pela exposição aos raios ultravioleta.

Como e quando usar a vitamina C no rosto?

Mas, depois de todas essas explicações sobre os benefícios da vitamina C no rosto, você deve estar se perguntando: como usá-la?

A vitamina C pode ser encontrada na composição de diversos dermocosméticos, mas o principal é o sérum, que é uma substância formulada com alta concentração de nutrientes que possuem feitos anti-idade.

Sendo assim, a melhor forma de utilizar a vitamina C por aplicação tópica é por meio deste dermocosmético. Basta se atentar aos ingredientes para encontrar um que conte com ela.

A nossa recomendação é o Ivy C, da Mantecorp Skincare. Ele é um gel rejuvenescedor formulado com vitamina C nanoencapsulada, ácido hialurônico e ultraesferas de retinol. Esta composição é leve, de rápida absorção e ajuda a combater os sinais do envelhecimento.

Nós o recomendamos pois é um produto ideal para todos os tipos de pele e, além disso, tem a garantia de eficácia e segurança que só uma marca que há mais de quatro décadas estuda a pele brasileira poderia oferecer.

E quando usar a vitamina C no rosto? Ela pode ser usada tanto de manhã, servindo como um apoio ao protetor solar para prevenir os danos das radiações ultravioletas, quanto de noite, auxiliando a reparação celular e evitando que os fatores enfrentados durante o dia causem danos.

O único ponto de atenção é que ela deve ser utilizada sempre após a limpeza facial e antes do hidratante e do protetor solar. Isso porque esse é o momento do skincare que a pele está mais preparada para absorver os nutrientes que serão aplicados.

Gostou de entender quais são os benefícios da vitamina C no rosto? Veja outros artigos nossos para conhecer outras informações cientificamente comprovados sobre cuidados da pele.

Referências

Yun IS, Yoo HS, Kim YO, Rah DK. Improved scar appearance with combined use of silicone gel and vitamin C for Asian patients: a comparative case series. Aesthetic Plast Surg. 2013;37(6):1176-1181.

Pullar JM, Carr AC, Vissers MCM. The Roles of Vitamin C in Skin Health. Nutrients. 2017;9(8):866. Published 2017 Aug 12.

De Dormael R, Bastien P, Sextius P, et al. Vitamin C Prevents Ultraviolet-induced Pigmentation in Healthy Volunteers: Bayesian Meta-analysis Results from 31 Randomized Controlled versus Vehicle Clinical Studies. J Clin Aesthet Dermatol. 2019;12(2):E53-E59.

Michels, Alexander J. Vitamin C and Skin Health. Linus Pauling Institute, Oregon State University, 2011. Disponível em: <https://lpi.oregonstate.edu/mic/health-disease/skin-health/vitamin-C>. Acesso em: 19 fev. 2021.

MedlinePlus. Vitamin C. U.S. National Library of Medicine, 2015. Disponível em: <https://medlineplus.gov/vitaminc.html>. Acesso em: 19 fev. 2021. Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD. Melasma. Disponível em : <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/melasma/13>. Acesso em: 22 abr. 2021.

posts relacionados

Hidratação

Deslizar as mãos sob a pele é cuidar de si. Desenvolvemos produtos para atender as necessidades de todos os tipos de pele. Escolha a sua melhor opção.

Hidratação Mantecorp Skincare