Benefícios do skincare: 4 motivos para começar a cuidar da sua pele

08/09/2021 beneficios-skin-care

Muito tem se falado sobre a importância dos cuidados com a pele. Mas você sabe quais são os benefícios do skincare? A rotina de tratamentos diária que se tornou uma forte tendência no mundo todo tem muito a contribuir para a saúde da sua pele.  

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), durante o ano de 2020, as vendas de cosméticos para cuidados com a pele registraram um aumento de 21,9%. ¹ 

Esse dado, assim como o crescimento de venda de máscaras faciais (92,8%), produtos anti-idade (14,7%) e cosméticos para hidratação facial (8,3%) só comprovam o interesse maior dos brasileiros no tratamento da pele. ² 

No entanto, mesmo com dados tão positivos, alguns cuidados básicos com a pele continuam em segundo plano, como é o caso do protetor solar.  

De acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para a Campanha do Câncer da Pele, 60% dos brasileiros não usam nenhum tipo de proteção no dia a dia. ³  

O que prova que, apesar da grande procura por produtos de cuidados com a pele, muitas pessoas ainda não entendem quais os benefícios do skincare, e como a rotina correta de cuidados pode melhorar não apenas aspectos físicos, mas a saúde em geral.  

Pensando nisso, nós separamos uma lista com os maiores benefícios do skincare para convencer você a desenvolver essa rotina. A seguir, confira com mais detalhes todas as vantagens. Boa leitura! 

4 principais benefícios do skincare  

Embora muitas vezes não seja perceptível a olho nu, nossa pele passa por constantes mudanças diariamente — seja devido a alterações fisiológicas ou a fatores externos, que podem afetar a saúde e aparência.  

Uma das alterações mais importantes, por exemplo, é a queda na produção de colágeno, que influencia na firmeza e elasticidade da pele, e até mesmo, no ritmo da renovação celular. 

E assim, à medida que vamos envelhecendo, nossa pele muda não apenas interna, mas  também fisicamente, se tornando mais irregular, opaca e com uma textura mais fina. 

Apesar de não podermos fugir disso, afinal, o envelhecimento é um processo natural e inerente a todo ser humanomanter uma rotina diária de cuidados pode ajudar a manter a pele tratada e bonita por longos anos.  

Por isso, vamos conferir agora os maiores benefícios do skincare, o principal passo para manter sua pele saudável até o final da vida. Continue acompanhando! 

1. Conhecer profundamente sua pele  

Entre os inúmeros benefícios do skincare, vamos iniciar destacando a oportunidade de conhecer intimamente sua pele, suas necessidades e particularidades. 

Ao estabelecer uma rotina de cuidados, você tem a oportunidade de descobrir qual o funcionamento do seu organismo, partindo desde a identificação do seu tipo de pele ao que funciona ou não para você.  

2. Evitar sinais de envelhecimento precoce 

Por mais que os sinais de envelhecimento da pele não possam ser evitados definitivamente, manter uma rotina de cuidados pode prevenir que eles apareçam precocemente.  

Entre os benefícios da skincare, no aspecto físico, podemos citar a manutenção da hidratação da pele, que resulta em uma aparência mais saudável e bonita. 

Assim, mantendo uma rotina de cuidados diários, o skincare permite evitar que o aparecimento dos sinais de envelhecimento aconteça de forma precoce.  

Portanto, questões como linhas de expressão e rugas, que são perceptíveis a partir dos 20 a 30 anos, podem ser melhor controladas.  

Além disso, as manchas e a flacidez, características durante o envelhecimento cutâneo, podem ser combatidas logo no início.  

Leia também: Entenda qual é a diferença entre sérum e creme hidratante 

3. Prevenir doenças de pele 

Como falado acima, manter a pele saudável é um dos grandes benefícios do skincare. Mas, diferentemente do que muitos possam pensar, essa rotina de tratamento não traz melhorias apenas na aparência física.  

Na realidade, desenvolver uma rotina de skincare pode, sobretudo, evitar o aparecimento de doenças de pele.  

Afinal, ao estabelecer uma rotina de cuidados, o primeiro passo é a higienização da pele, que ajuda a manter a área sempre limpa, evitando patologias como acne, dermatites e outras inflamações cutâneas. 

Além disso, os cuidados com a pele também ajudam a: 

  • melhorar a hidratação, 
  • controlar a oleosidade, 
  • evitar o ressecamento excessivo, 
  • e proporcionar um tratamento contínuo e diário.  

Assim, podemos concluir que manter uma rotina de skincare pode ser o melhor caminho para evitar muitas doenças dermatológicas, que certamente podem aparecer caso os cuidados com a pele sejam deixados em último plano. 

4. Favorecer o bem-estar e a qualidade de vida  

Uma coisa é clara: pessoas que sofrem com doenças de pele têm mais do que a sua aparência modificada. Elas podem apresentar também problemas de autoestima, ansiedade, estresse e até mesmo depressão. 

Esses sentimentos, por sua vez, podem piorar os quadros de doenças de pele, o que faz com que as pessoas que sofram com essas condições entrem em um ciclo infinito, em que já não há expectativas de um final.  

Segundo um estudo realizado pela Universidade do Colorado, doenças de pele são a quarta maior causa de incapacitação no mundo.  

No levantamento, condições como dermatite, psoríase e acne foram identificadas como as doenças de maior impacto na qualidade de vida dos pacientes. 

Desse modo, podemos concluir que os benefícios do skincare vão além da questão estética. Na realidade, o cuidado com a pele pode evitar consequências maiores do que o vemos em frente ao espelho. Agindo também na melhora da qualidade de vida e da estima pessoal 

Faça sua rotina de skincare com a ManteCorp Skincare 

Para você aproveitar também os benefícios do skincare, nós temos algumas recomendações de produtos da Mantecorp Skincare, empresa de dermocosméticos brasileira, que podem potencializar sua rotina de cuidados com a pele.  

A primeira recomendação é o Episol Antiox, nosso protetor solar com FPS60 que, além de proteger da exposição solar, também possui ação antioxidante que age na prevenção dos sinais de envelhecimento.  

Para hidratar, nossa indicação é o Epidrat Rosto, hidratante facial oil free e hipoalergênico recomendado para peles secas, normais e mistas. 

Já para quem possui a pele oleosa, o Epidrat Mat é o produto ideal para controlar a oleosidade, hidratar e proteger contra os raios solares (FPS 30). 

Com esses produtos, você já está preparado para começar a desfrutar de todos os benefícios do skincare. Acompanhe nosso blog para descobrir mais informações úteis e confiáveis! 

Referências 

¹ Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Brasileiros estão cuidando mais da pele desde o início da pandemia. Disponível em: <https://abihpec.org.br/brasileiros-estao-cuidando-mais-da-pele-desde-o-inicio-da-pandemia/> Acesso em: 17 de junho 2021.   

² Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. O futuro do mercado de beleza: novos hábitos trazidos pela pandemia devem continuar em alta. Disponível em: <https://abihpec.org.br/o-futuro-do-mercado-de-beleza-novos-habitos-trazidos-pela-pandemia-devem-continuar-em-alta/>. Acesso em: 17 de junho 2021.   

³ Sociedade Brasileira de Dermatologia. Campanha do Câncer de Pele da SBD registra mais de 4 mil casos da doença no Brasil. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/noticias/campanha-de-cancer-de-pele-da-sbd-registra-mais-de-4-mil-casos-da-doenca-no-brasil/>. Acesso em: 17 de junho 2021.    

Nacional Library of Medicine. Collagens – structure, function and biosynthesis. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14623400/>. Acesso em: 17 de junho 2021.   

US National Library of Medicine. Global Burden of Skin Disease: Inequities and Innovations. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5718374/>. Acesso em: 17 de junho 2021. 

posts relacionados