Não sabe o que comprar para limpeza de pele? Conheça 4 tipos de produtos!

20/09/2021 O que comprar para limpeza de pele

Independente do seu tipo de pele, é bem provável que você já notou o impacto positivo que uma boa limpeza pode fazer pela sua cútis, deixando-a mais lisa e macia.

Isso acontece porque ao longo do dia são inúmeras as impurezas que se depositam na nossa pele, desde suor e bactérias até resíduos de maquiagem, células mortas e poluição. E essas visitas indesejadas são muitas vezes as responsáveis por processos inflamatórios, cravos e espinhas, e por tornar a pele mais opaca e envelhecida

Por isso, se você está tendo problemas com a pele ou apenas quer vê-la mais viçosa e bonita, é importante investir em produtos que a limparão com cuidado e segurança. Está com dúvidas sobre o que comprar para fazer uma limpeza de pele mais efetiva? Continue a leitura!

Descubra primeiro o seu tipo de pele

Antes de começar a acrescentar produtos no carrinho de compras, você já parou para pensar quais são os produtos ideais para o seu tipo de pele?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os quatro tipos de pele existentes são:

  • Normal: o sebo é produzido em quantidade suficiente para hidratar a pele sem deixá-la oleosa. Apresenta uma textura macia e possui poros menores e menos visíveis;
  • Oleosa: essa pele é mais predisposta a ter acnes, cravos e poros dilatados, já que o sebo é produzido além da quantidade necessária para hidratação, fazendo com que ela tenha um brilho excessivo;
  • Seca: como o sebo é produzido em uma quantidade menor do que a necessária para hidratar a pele, ela não costuma ter brilho. É mais propensa à descamação e à vermelhidão, e seus poros são pequenos;
  • Mista: esse é o tipo de pele mais comum entre os brasileiros. Enquanto a “zona T” (testa, nariz e queixo) é oleosa, outras regiões são mais secas.

Se você tem dúvidas sobre qual é o seu tipo de pele, é importante se consultar com um dermatologista, que realizará uma avaliação cuidadosa da pele e lhe orientará sobre o que comprar para limpeza de pele.

O que comprar para limpeza de pele?

Se você já sabe qual é o seu tipo de pele, chegou a hora de começar a cuidar da sua pele com os produtos corretos. Para limpeza de pele, é sugerido que você compre:

Demaquilante

Grande parte das pessoas amam se maquiar e se divertir criando novos visuais que as deixarão mais bonitas e confiantes. Mas para que a “tela” esteja sempre saudável e preparada para receber os toques de cor, é importante lhe dar a oportunidade de respirar.

É por isso que um removedor de maquiagem é uma importante parte de uma rotina de limpeza. Mesmo nos dias em que o cansaço parece ser o vencedor, use um lenço demaquilante não-comedogênico (que não obstrui os poros) para ao menos remover a maquiagem e parte das impurezas acumuladas ao longo do dia.

Sabonete

Vamos brincar de “encontre o erro”? A frase é: eu lavo meu rosto todos os dias com o sabonete que encontro na pia. 

Se você disse que o erro é “o sabonete que encontro na pia”, parabéns!

Se você não sabia, a maioria dos sabonetes de grandes marcas que você compra no mercado são recomendados apenas para o uso corporal. Para a cútis, o recomendado é utilizar um sabonete específico para essa área do corpo e adequado para o tipo de pele do cliente.

Na Mantecorp Skincare, por exemplo, existem soluções para diferentes tipos de pele. Uma delas é o sabonete líquido Glycare. Indicado para peles normais e mistas, esse produto remove as impurezas sem ressecar e mantém a hidratação e PH fisiológico da pele, preservando seu equilíbrio a fim de deixá-la macia e agradável.

Já o Epidac OC é destinado aos clientes com peles oleosas e acneicas graças à sua formulação com Ácido Salicílico associado ao Complexo Oil Control, que não só diminuem a oleosidade e os poros aparentes, como também previnem o surgimento da acne, deixando a pele limpa. Tudo isso sem ressecar a pele e com uma formulação não comedogênica.

E você notou que não citamos esponjas ou toalhas para ajudar na limpeza? Isso é porque esses materiais podem irritar a sua pele ou causar outros malefícios. As pontas dos seus dedos são mais que suficientes para conquistar uma pele limpa, ok? 

Tônicos e águas termais

Esse é outro passo que pode fazer parte da lista do que comprar para uma limpeza de pele eficiente. Mas porque dois produtos diferentes? Pois depende do tipo de pele e da estação em que eles serão aplicados.

Os tônicos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, auxiliam na remoção de traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza. Mas como podem levar à desidratação, eles devem ser usados apenas nos meses mais úmidos ou por pessoas com peles mistas e oleosas.

Já as águas termais são a opção ideal para meses mais secos e também para pessoas com pele seca, pois “além de completar a higienização, ajusta o pH da pele, hidrata e nutre”, afirma a dermatologista Monica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Máscaras

Os filmes dos anos 80 e 90 foram marcados por cenas de protagonistas se cuidando com uma máscara facial verde e rodelas de pepinos nos olhos. E elas estavam certas!

As máscaras, quando usadas com cautela, podem ajudar a reforçar a limpeza da cútis e deixá-la mais saudável. O Glycare Duo, sabonete facial da Mantecorp para peles oleosas, também pode ser usado como máscara uma vez por semana para intensificar a melhora da textura e uniformidade da pele.

Na sua formulação está o ácido glicólico em Matriz Nano 3D associado à Niacinamida (Vitamina B3), que estimula a renovação celular, controla a oleosidade, auxilia na redução de cravos e espinhas sem prejudicar a função de proteção da pele, mantendo o pH fisiológico e a hidratação natural cutânea. 

Então é só pegar o produto e começar seu spa day em casa, assim como a atriz Fernanda Rodrigues:

https://www.instagram.com/tv/B_BGlppHSsB/

Agora que você sabe o que comprar para limpeza de pele, que tal planejar também a compra de produtos que oferecem outros cuidados para a sua pele? Na Mantecorp Skincare você encontrará uma variedade de linhas de produtos seguros e eficazes na sua busca por uma pele mais saudável. Acesse agora o nosso site e conheça!

Referências

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: 30 mar. 2021.

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional de São Paulo. Dermatologistas indicam cuidados e produtos para pele saudável no inverno. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/dermatologistas-indicam-cuidados-e-produtos-para-pele-saudavel-no-inverno/>. Acesso em: 30 mar. 2021.

American Academy of Dermatology. Should I apply my skincare products in a certain order? Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/care/apply-skin-care-certain-order>. Acesso em: 30 mar. 2021.

American Academy of Dermatology. Face washing 101. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/care/face-washing-101#>. Acesso em: 30 mar. 2021.

posts relacionados

Limpeza

O primeiro passo do skincare é também um dos mais importantes no cuidado com a pele. E você, já lavou seu rosto hoje? Conheça nossa linha.

Limpeza Mantecorp Skincare