Como diminuir olheiras: descubra agora boas práticas para amenizar o problema

16/09/2021 como-diminuir-olheiras

Como diminuir olheiras? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que sofrem com a hiperpigmentação periorbital. Ou, como popularmente chamamos, as olheiras.  

Atingindo em sua maioria mulheres, 78% dos casos, segundo um estudo publicado na revista Surgical & Cosmetic Dermatologyas marcas profundas na região dos olhos já são uma queixa comum entre os brasileiros desde os 23 anos. ¹ 

E com o seu aparecimento cada vez mais cedo e frequente, a busca por novas e eficientes formas de como diminuir olheiras é constante na vida das pessoas que se veem enfrentando a condição que pode afetar a estima pessoal.  

Desse modo, vamos apresentar agora algumas práticas diárias e tratamentos dermatológicos que podem ajudar a eliminar esse problema. Vamos lá! 

Quais os diferentes tipos de olheiras? 

Antes de falarmos como diminuir olheiras, é importante que você entenda quais tipos existem para identificar o que está causando o incômodo.  

Afinal, assim como existe mais de um tipo, são inúmeras as causas e tratamentos para melhorar essa condição.  

E observar e compreender como são as suas é o primeiro passo para descobrir a melhor forma de como acabar com as olheiras. 

Então, para entender mais sobre as categorias de olheiras, continue a leitura!  

Olheiras profundas  

As olheiras profundas são aquelas que apresentam uma coloração castanha, normalmente devido à cavidade do globo ocular, que por ser mais fundo, acaba gerando um sombreado na face. 

Em geral, as olheiras profundas estão relacionadas às causas genéticas, e podem ser mais, ou menos evidentes, a depender da sua estrutura óssea. 

Olheiras pigmentares  

Já o tipo de olheiras pigmentares é aquele que apresenta uma coloração amarronzada, e é considerado um tipo de melasma.  

Sua formação se dá devido ao acúmulo de melanina na região, sobretudo na área abaixo dos olhos onde a pele é mais fina.  

Normalmente, as olheiras pigmentares aparecem majoritariamente em peles negras, e podem estar relacionadas a inúmeros fatores. Entre eles, a exposição solar constante e sem proteção é um aspecto altamente prejudicial.  

Olheiras sanguíneas 

As olheiras sanguíneas são o tipo mais característico, aquele que aparenta uma “cara de cansaço”. Sua coloração é arroxeada, causada pelo acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos que estão próximos ao globo ocular.  

Alguns motivos que podem levar ao aparecimento da coloração roxa abaixo dos olhos são problemas alérgicos ou condições de desidratação.  

Olheiras vasculares 

Por fim, temos as olheiras vasculares, o tipo comum que apresenta uma tonalidade azulada e é geralmente acompanhado por um inchaço na região.  

Seu surgimento acontece especialmente por fatores como cansaço, estresse, insônia ou noites mal dormidas, e pode ser tratada tanto por meio de procedimentos dermatológicos como com alternativas caseiras.  

Como diminuir olheiras: 5 dicas para colocar em prática agora   

Como falamos acima, em algumas pessoas, o surgimento das olheiras pode estar relacionado a uma predisposição genética, mas algumas situações do cotidiano podem evidenciar a condição.  

Assim como existem alguns hábitos e tratamentos que podem ser adotados para evitar ou diminuir o aparecimento delas.  

A seguir, veja algumas formas de como diminuir olheiras que você pode começar a aplicar agora.  

1. Desenvolva uma rotina de sono saudável 

Quem nunca teve uma noite mal dormida e, no dia seguinte, acordou com um par de olheiras de presente?  

Isso acontece porque a privação ou o sono de baixa qualidade, além de aparentar a cara de cansaço, faz com que a pele pareça pálidatornando a coloração abaixo do olho mais evidente.  

E essa situação é muito comum: segundo a pesquisa Mapa do Sono dos Brasileiros, realizada pelo IBOPE e a biofarmacêutica Takeda, 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. ² 

Por isso, quando falamos em como diminuir olheiras, ter uma rotina de sono saudável é um passo simples, porém eficiente, para melhorar a condição.  

2. Utilize protetor solar diariamente  

O protetor solar não pode evitar o aparecimento de olheiras ou diminuir a condição, mas seu uso é fundamental para evitar que as manchas ao redor dos olhos se tornem mais escuras devido à exposição solar.  

Quando o protetor solar não faz parte da rotina de cuidados com a pele, a exposição solar contribui para o aumento da produção de melanina, além de deixar a pele mais fina, tornando as olheiras mais aparentes.  

3. Faça compressas de água fria  

Se você identificou as suas olheiras como sanguíneas, as compressas de água fria podem ser a resposta para sua dúvida de como diminuir as olheiras.  

Pois, além de reduzir o inchaço, a compressa fria ajuda a amenizar  os vasos sanguíneos dilatados. E, consequentemente, suavizar a coloração das olheiras.  

Você pode utilizar uma toalha úmida ou cubos de gelo e mantê-los sob os olhos por alguns minutos, repetindo o processo sempre que necessário.  

4. Faça compressas de chás  

Seguindo a mesma lógica da compressa de gelo, outra alternativa caseira de como diminuir olheiras são as compressas de chá. 

Além de diminuírem o inchaço, os chás estimulam a circulação na região e reduzem a retenção de líquidos.  

Para isso, prefira chás que contenham cafeína e outros ingredientes antioxidantes para um resultado mais eficiente.  

5. Hidrate a região dos olhos 

E se a exposição solar sem proteção deixa a mancha mais aparente, recorrer aos cosméticos hidratantes para a área dos olhos é a resposta para diminuir as olheiras. 

Isso acontece porque, ao hidratar a região, a pele não apenas cria uma barreira contra fatores externos que podem prejudicar a condição, como aumenta a espessura da pele.  

Assim, os vasos sanguíneos que normalmente tornam as olheiras mais evidentes não ficam mais aparentes, melhorando a coloração local. 

Tratamentos dermatológicos para tratar olheiras  

Os cuidados caseiros são fundamentais para evitar o desenvolvimento da condição. Mas, quando falamos em como diminuir olheiras ou acabar definitivamente com elasos tratamentos dermatológicos podem proporcionar resultados mais rápidos e melhores 

Alguns tratamentos aos quais você pode recorrer são: 

  • peeling químico, 
  • laser, 
  • carboxiterapia, 
  • preenchimento, 
  • cirurgia para remoção de bolsas, entre outros. 

É importante ressaltar que o tratamento médico para olheiras deve ser indicado por um dermatologista, após o diagnóstico clínico do seu quadro. Então, se a condição for um grande incômodo para você, o mais recomendado é consultar um especialista. 

Para começar o seu tratamento em casa, o Blancy Olhos é a nossa indicação para renovar o olhar e evitar a aparência de cansaço. O Blancy é um creme clareador para olheiras, especialmente as de coloração marrom ou azul, que age de forma progressiva e gradual na despigmentação da pele. 

Outra opção de como diminuir olheiras é utilizando o Ivy C Olhos, um rejuvenescedor com Vitamina C nanoencapsulada, que combate sinais de envelhecimento, melhora a firmeza da pele e promove a diminuição de olheiras e bolsas.  

Conheça os nossos produtos e comece já a tratar as suas olheiras.  

Referências 

¹ Surgical & Cosmetic Dermatology, Sociedade Brasileira de Dermatologia. Epidemiological profile of patients with periorbital hyperpigmentation, at a dermatology specialist center in southern Brazil. Disponível em: <http://www.surgicalcosmetic.org.br/detalhe-artigo/292/Perfil-epidemiologico-dos-pacientes-com-hipercromia-periorbital-em-um-centro-de-referencia-de-dermatologia-do-Sul-do-Brasil>. Acesso em: 18 de junho 2021.  

² MedicineS/A. Só 7% dos brasileiros com dificuldades para dormir procuram ajuda médica. Disponível em: <https://medicinasa.com.br/pesquisa-dificuldades-dormir>. Acesso em: 18 de junho 2021. 

Health Line. What Causes Dark Circles Under Your Eyes? Disponível em: <https://www.healthline.com/health/dark-circle-under-eyes#treatment>. Acesso em: 18 de junho 2021.  

Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. Causas e tratamento da hipercromia periorbital. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/23330/pdf>. Acesso em: 18 de junho 2021.  

Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro. Olheiras: causas e tratamentos. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/olheiras-causas-e-tratamentos/>. Acesso em: 18 de junho 2021.  

posts relacionados

Cuidados Específicos

Procurando um produto para melhorar a aparência da cicatriz? C-Kaderm ajuda a diminuir o relevo e a uniformizar a tonalidade da pele na área afetada. Conheça.

Cuidados Específicos Mantecorp Skincare