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Vitaminas boas para fortalecer o cabelo: quais s√£o?

20/07/2021 quais-vitaminas-fortalecer-cabelo

Voc√™ sabe quais s√£o as vitaminas boas para fortalecer o cabelo? As vitaminas A, C e D s√£o algumas delas, mas h√° muitas outras que atuam direta ou indiretamente na promo√ß√£o da sa√ļde dos fios. Elas proporcionam este benef√≠cio por meio da hidrata√ß√£o do couro cabeludo, da elimina√ß√£o dos radicais livres, entre outros processos.

Então, neste texto, apresentaremos quais são as vitaminas boas para fortalecer o cabelo. Assim, você terá mais cuidado em incluí-las na sua dieta, suprindo as necessidades do organismo.

Mas, al√©m de explicarmos quais s√£o as vitaminas boas para fortalecer o cabelo, tamb√©m responderemos diversas d√ļvidas relacionadas ao assunto. Confira todos os t√≥picos do artigo:

  • Quais s√£o as vitaminas boas para fortalecer o cabelo?
  • Qual √© a melhor vitamina para o cabelo parar de cair?
  • Qual √© a vitamina que faz o cabelo crescer?
  • Qual vitamina tomar para cabelo branco?
  • O que o √°cido f√≥lico faz no cabelo?
  • O que tomar para fortalecer o cabelo?

Quais s√£o as vitaminas boas para fortalecer o cabelo?

Como dissemos, há um grupo relativamente grande de vitaminas boas para fortalecer o cabelo. Sendo assim, listamos as que proporcionam mais benefícios:

  • Vitamina A: tamb√©m conhecida como retinol, a vitamina A ajuda a reduzir a produ√ß√£o de sebo, deixando o couro cabeludo menos oleoso. Al√©m disso, a defici√™ncia nutricional dela pode levar √† queda de cabelo;
  • Vitaminas do complexo B: este grupo de vitaminas desempenham diversas fun√ß√Ķes essenciais para a sa√ļde do organismo, incluindo-se aqui os cabelos. A que mais se destaca neste quesito √© a biotina (vitamina B7), pois sua defici√™ncia pode causar a queda de cabelo e a suplementa√ß√£o ajuda no crescimento;
  • Vitamina C: os radicais livres s√£o mol√©culas inst√°veis capazes de causar danos celulares, sendo que o excesso pode deixar o cabelo enfraquecido e sem brilho. A vitamina C entra neste contexto, pois ela √© um antioxidante capaz de neutralizar e eliminar os radicais livres;
  • Vitamina D: estudos apontam que existe um poss√≠vel correla√ß√£o entre a defici√™ncia desta vitamina e a gravidade de casos de alopecia areata, que √© uma condi√ß√£o caracterizada pela queda de cabelo. Al√©m disso, ela tamb√©m participa da estrutura√ß√£o de novos fol√≠culos capilares, que produzem fios de cabelo;
  • Vitamina E: assim como a vitamina C, este nutriente √© um poderoso antioxidante, prevenindo o enfraquecimento e perda de brilho no cabelo causados pelos radicais livres. Al√©m disso, a sua suplementa√ß√£o pode melhorar o crescimento dos fios.

Consultar um nutricionista é o melhor caminho para descobrir se a sua alimentação inclui a quantidade adequada destas vitaminas. Logo, recomendamos que você procure ter esse acompanhamento nutricional.

Qual é a melhor vitamina para o cabelo parar de cair?

As vitaminas B7 (biotina), C e D são as melhores para fazer o cabelo parar de cair. A deficiência destes três nutrientes está relacionada com o desenvolvimento da alopecia, que é uma condição caracterizada pela queda repentina e excessiva de cabelo.

A biotina ajuda na sa√ļde do cabelo por ter rela√ß√£o com o processo de produ√ß√£o da queratina, que √© a prote√≠na respons√°vel pela estrutura√ß√£o e composi√ß√£o dos fios.

Já a vitamina C previne a queda de cabelo de forma indireta, porque o seu benefício é a melhora da absorção do ferro.

Mas por que isso ajuda na sa√ļde do cabelo? O ferro √© o respons√°vel pela oxigena√ß√£o do couro cabeludo, que √© fundamental para a sa√ļde dos fol√≠culos capilares. Por sua vez, os fol√≠culos atuam no crescimento dos fios.

E a vitamina D participa do processo de organização dos queratinócitos, que são as células responsáveis pela queratina. Portanto, também ajuda na manutenção do crescimento saudável do cabelo.

Qual é a vitamina que faz o cabelo crescer?

As vitaminas A, C, D, E e do complexo B podem ajudar a manter o processo de crescimento de novos fios saud√°vel. Cada uma possui o seu papel na sa√ļde do couro cabeludo e dos fios, garantindo a hidrata√ß√£o, a estrutura√ß√£o dos fol√≠culos capilares, o fortalecimento do cabelo, a preven√ß√£o da queda e a elimina√ß√£o dos radicais livres.

Basicamente, s√£o as mesmas vitaminas que s√£o boas para fortalecer o cabelo. Afinal, o fortalecimento e o crescimento dos fios s√£o processos bastante relacionados.

Qual vitamina tomar para cabelo branco?

O embranquecimento dos cabelos é um processo natural resultante do envelhecimento. Ele geralmente começa a ocorrer por volta dos 50 anos. Entretanto, há muitos casos em que isto ocorre precocemente por estresse ou por deficiência das vitaminas B6, B7 (biotina), B9 (ácido fólico), B12 e D.

Três estudos publicados na revista científica International Journal of Trichology confirmaram que as deficiências nutricionais destas vitaminas têm relação com o aparecimento de cabelos grisalhos.

Portanto, procure consumir a quantidade diária recomendada destes nutrientes. Isto não evitará que os seus cabelos fiquem brancos, pois esse é um processo inevitável decorrente do envelhecimento. Contudo, ajudará que ele não aconteça precocemente.

O que o ácido fólico faz no cabelo?

√Ācido f√≥lico √© outro nome muito conhecido para se referir √† vitamina B9. Ele proporciona diversos benef√≠cios √† sa√ļde do cabelo: controle da oleosidade, crescimento de novos fios e preven√ß√£o da queda de cabelo.

Isso acontece porque o ácido fólico é essencial para que a renovação celular do organismo ocorra adequadamente. E o cabelo, assim como a pele e as unhas, é uma parte do corpo que necessita de novas células diariamente.

Sendo assim, é fundamental consumir a quantidade diária recomendada de ácido fólico que é de 400mcg para adultos, segundo a Academia Nacional de Medicina dos EUA. Ele está presente no espinafre, no brócolis, no abacate e em muitos outros alimentos.

O que tomar para fortalecer o cabelo?

Como deu para notar, a biotina é uma das principais vitaminas para melhorar a queda de cabelo e para o cabelo crescer forte e rápido. Por conta disso, ela pode ser considerada como um ótimo nutriente para se tomar para fortalecer o cabelo.

No entanto, vale alertar mais uma vez que a consulta com um médico é o caminho mais recomendado antes de incluir qualquer suplemento alimentar em sua dieta.

E isso não tem a ver com riscos na suplementação. Sim, certos nutrientes podem causar efeitos colaterais se consumidos em excesso, mas eles são raros.

A questão principal do acompanhamento médico é entender as suas necessidades nutricionais, que variam por conta de diversos fatores e contextos.

Os resultados da suplementação vão depender da sua ingestão de nutrientes diária e de como está o funcionamento do organismo.

Sendo assim, um nutricionista conseguirá avaliar e te informar se o suplemento trará os resultados esperados para você.

Voltando à biotina, caso você resolva começar a tomá-la para fortalecer o cabelo, recomendamos o Nouve Biotin.

Ele √© um nutricosm√©tico formulado com biotina e diversos outros nutrientes que promovem o fortalecimento e a melhora da sa√ļde dos cabelos, al√©m do crescimento de novos fios e da minimiza√ß√£o da queda.

Este é um produto da Mantecorp Skincare, empresa criada por dermatologistas que há mais de quarenta anos desenvolve dermocosméticos eficazes, seguros e cruelty free para a população brasileira.

Este artigo sobre quais s√£o as vitaminas boas para fortalecer o cabelo foi √ļtil para voc√™? Deixe a sua opini√£o nos coment√°rios e veja outros conte√ļdos nossos!

Referências

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