6 dicas simples e √ļteis do que fazer com cabelos oleosos

30/03/2021 o que fazer com cabelos oleosos

O que fazer com cabelos oleosos? Essa é uma pergunta de muitas pessoas que possuem grande oleosidade no cabelo. Afinal, essa condição provoca uma aparência que não é considerada agradável, além de aumentar a propensão de desenvolver outros fatores indesejáveis, como a caspa.

Portanto, para te ajudar a entender o que fazer com cabelos oleosos, elaboramos este conte√ļdo, que explica porque o cabelo fica oleoso e lista seis dicas do que fazer com cabelos oleosos:

  • Encontre a frequ√™ncia adequada de lavagem
  • Massageie o couro cabeludo com cuidado
  • Escolha os produtos mais apropriados
  • Fuja de produtos que prometem trazer brilho
  • Tente n√£o tocar nem escovar o cabelo com muita frequ√™ncia
  • Evite uma rotina de estresse

Por que o cabelo fica oleoso?

As gl√Ęndulas seb√°ceas est√£o presentes em grande quantidade no couro cabeludo. Isso porque o sebo produzido por elas √© respons√°vel por hidratar e proteger essa √°rea do corpo. Contudo, diversos fatores podem levar a uma produ√ß√£o excessiva de sebo, deixando o cabelo oleoso. As condi√ß√Ķes que podem causar essa situa√ß√£o s√£o as seguintes:

  • desequil√≠brios hormonais;
  • produtos n√£o apropriados;
  • rotina de higiene n√£o adequada;
  • gen√©tica;

Como deu para notar, nem todos os fatores t√™m rela√ß√£o com os h√°bitos praticados, alguns est√£o associados a fun√ß√Ķes do corpo. Entretanto, em todos os casos h√° o que fazer com os cabelos oleosos. Mas, vale lembrar que consultar um m√©dico dermatologista pode ser fundamental para identificar as causas e o melhor tratamento.

6 dicas do que fazer com cabelos oleosos

1. Encontre a frequência adequada de lavagem

Para essa dica, é necessário fazer um teste. Você precisa avaliar, ao longo do tempo, qual frequência de lavagem (com shampoo) deixou o seu cabelo menos oleoso.

Isso porque lavar com muita frequ√™ncia pode causar um fen√īmeno chamado ‚Äúefeito rebote‚ÄĚ. Talvez voc√™ acredite que lavar com mais regularidade vai tirar o excesso de sebo, certo? Mas, na realidade, o corpo ir√° entender que existe algo errado e produzir√° mais sebo para repor aquele que foi perdido.

Entretanto, lavar com pouca frequência também pode contribuir para a oleosidade do cabelo. Nesse caso, o excesso de sebo ficará acumulado porque não ocorre uma lavagem regular para tirá-lo. Além disso, outros resíduos também ficam no couro cabeludo caso a regularidade de limpeza não seja o bastante.

Portanto, √© preciso testar e encontrar uma frequ√™ncia apropriada que n√£o cause nenhuma das situa√ß√Ķes. Dessa forma, h√° mais chances de diminuir a oleosidade do seu cabelo, sem comprometer a limpeza e a elimina√ß√£o de res√≠duos.

2. Massageie o couro cabeludo com cuidado

√Č importante tomar cuidado com os movimentos utilizados para fazer a lavagem do cabelo. Isso porque gestos muito agressivos e fortes podem provocar uma irrita√ß√£o no couro cabeludo. E, consequentemente, isso pode causar a produ√ß√£o excessiva de sebo.

Sendo assim, procure utilizar uma pequena quantidade de shampoo e massagear o couro cabeludo gentilmente, com movimentos leves e circulares. Também evite usar as unhas, porque elas podem machucar o couro cabeludo com ainda mais facilidade.

3. Escolha os produtos mais apropriados

Existem produtos que podem ajudar a diminuir a oleosidade no cabelo. Alguns exemplos são os shampoos a seco, os shampoos clareadores e os shampoos de óleo da árvore do chá, também conhecidos como shampoos tea tree oil.

O shampoo a seco ajuda a diminuir a oleosidade do cabelo. Porém, o seu uso precisa ser controlado e com pouca frequência, porque pode deixar o couro cabeludo muito seco e, consequentemente, irritá-lo.

J√° o shampoo clareador ajuda a tirar camadas de res√≠duos que podem estar depositadas no couro cabeludo. Entretanto, tamb√©m √© preciso controle no seu uso para evitar irrita√ß√Ķes e mudan√ßas indesejadas na cor do cabelo.

E o shampoo de óleo da árvore do chá, segundo um estudo do Royal Prince Alfred Hospital, diminui a oleosidade do cabelo, melhora a caspa e reduz a coceira.

Outra dica pode ser a utilização de shampoos para bebês, pois eles são feitos com ingredientes naturais, sendo ideais para couro cabeludos sensíveis. Esse é um produto simples e barato que pode contribuir para evitar a oleosidade.

4. Fuja de produtos que prometem trazer brilho

Da mesma forma que existem produtos que podem ajudar a diminuir a oleosidade no cabelo, h√° aqueles que podem comprometer ainda mais a situa√ß√£o. Esse √© o caso dos produtos que possuem algum tipo de silicone ou de √≥leo em sua f√≥rmula. S√£o os famosos produtos que ‚Äútrazem brilho ao cabelo‚ÄĚ.

A utiliza√ß√£o desse tipo de item pode deixar o cabelo oleoso na raiz, assim como um todo. Isso porque as subst√Ęncias da sua f√≥rmula ir√£o se acumular no cabelo, trazendo mais apar√™ncia de oleosidade. Inclusive, tamb√©m pode afetar a produ√ß√£o natural de sebo, trazendo outros preju√≠zos.

5. Tente não tocar nem escovar o cabelo com muita frequência

Tocar e mexer no cabelo com frequência pode deixar ele mais oleoso por dois motivos:

  • transfer√™ncia da oleosidade das m√£os;
  • est√≠mulo √† produ√ß√£o de sebo pelo movimento.

Além disso, a escovação pode causar o mesmo estímulo. Portanto, evite ao máximo tocar e escovar o cabelo em excesso, porque isso só irá aumentar a oleosidade no cabelo.

6. Evite uma rotina de estresse

O estresse est√° em todas, n√£o √© mesmo? Ter uma rotina estressante pode aumentar os n√≠veis de cortisol no corpo, o que pode fazer com que as gl√Ęndulas seb√°ceas produzam o sebo em excesso.

Al√©m disso, o estresse pode aumentar a ansiedade e a inquieta√ß√£o, que s√£o duas condi√ß√Ķes que podem levar voc√™ a tocar e mexer no seu cabelo com muita frequ√™ncia. E, como mostramos, isso pode estimular as gl√Ęndulas a produzirem o sebo em excesso.

Portanto, procure maneiras de reduzir o estresse no dia a dia. Isso pode ser feito evitando ambientes e situa√ß√Ķes estressantes, fazendo terapia ou com t√©cnicas de relaxamento, como yoga e medita√ß√£o.

Produtos para cabelos oleosos

Como mostramos, existem produtos específicos que podem ser uma solução do que fazer com cabelos oleosos. E esse também é o caso dos shampoos anticaspa, pois há tipos que contam com fórmulas para diminuir a oleosidade no cabelo.

E, além disso, o excesso de sebo no couro cabeludo auxilia no crescimento de um fungo chamado Malassezia, que é um dos responsáveis pela ocorrência da caspa. Portanto, shampoos anticaspa podem trazer um benefício duplo ao diminuir a oleosidade e, consequentemente, as chances de ter caspa.

Sendo assim, n√≥s temos duas sugest√Ķes de shampoo anticaspa que podem ser √ļteis para voc√™. Ambos foram desenvolvidos pela Mantecorp Skincare, que h√° mais de 40 anos cria produtos inovadores, eficazes e seguros. Conhe√ßa:

  • Pielus: √© um shampoo de uso di√°rio para o tratamento de caspa leve e de couro cabeludo sens√≠vel. Possui √°cido salic√≠lico, piroctona olamina, zinco PCA e agentes condicionantes, que, combinados, reduzem a oleosidade e a descama√ß√£o do couro cabeludo, sem ressecar e agredir os fios;
  • Celamina Zinco: √© formulado com agentes condicionantes e antifrizz, piritionato de zinco e ciclopirox olamina, que, associados, promovem o controle da oleosidade, possuem a√ß√£o antiss√©ptica e antif√ļngica e melhoram a escova√ß√£o dos fios.

O artigo te ajudou a saber o que fazer com cabelos oleosos? Deixe o seu feedback nos coment√°rios e acompanhe nossos conte√ļdo para mais informa√ß√Ķes confi√°veis e √ļteis!

Referências

Satchell AC, Saurajen A, Bell C, Barnetson RS. Treatment of dandruff with 5% tea tree oil shampoo. J Am Acad Dermatol. 2002;47(6):852-855.

Ferreira, Mandy. 25 Ways to Fix Oily Hair. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/oily-hair-remedy>. Acesso em: 15 jan. 2021.

Watson, Kathryn. Why Is My Hair So Oily?. Healthline, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/why-is-my-hair-so-oily>. Acesso em: 15 jan. 2021.

Goldman, Rena. How to Get Rid of Greasy Hair. Healthline, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/how-to-get-rid-of-greasy-hair>. Acesso em: 15 jan. 2021.

Cadman, Bethany. How to get rid of oily hair naturally. Medical News Today, 2018. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/321552>. Acesso em: 15 jan. 2021.

Gregory, Brielle. 16 Home Remedies to Get Rid of Your Greasy Hair, According to Dermatologists. Prevention, 2019. Disponível em: <https://www.prevention.com/health/a20428078/15-home-remedies-for-oily-hair/>. Acesso em: 15 jan. 2021.

posts relacionados

Cabelos

Se voc√™ tem problemas com o couro cabeludo, est√° na hora de conhecer as solu√ß√Ķes de Mantecorp Skincare. Produtos que ajudam no tratamento e d√£o vida nova aos cabelos. Conhe√ßa.

Cabelos Mantecorp Skincare