O que causa cabelo branco: 5 fatores que levam ao embranquecimento dos fios

24/08/2021 o-que-causa-cabelo-branco

Conforme a idade se aproxima, algumas perguntas se tornam mais corriqueiras, como: “ o que causa cabelo branco?”, “por que minha cabeleira está cada dia mais acinzentada?”. 

Se identificou? Pois saiba que esses questionamentos rondam o imaginário de todos aqueles que se deparam com fios despigmentados.   

Para acabar de vez com essas dúvidas, abaixo estão as principais informações sobre a canície capilar, o embranquecimento ou diminuição da pigmentação dos cabelos que atinge grande parte da população, seja durante a terceira idade, ou antes, no caso da canície precoce. 

O que causa cabelos brancos? 

Seguindo a regra dos 50/50/50, divulgada por uma publicação do British Journal of Dermatology, é seguro dizer que ao alcançar a faixa etária dos 50 anos, cerca de 50% da população mundial apresentará 50% de seus cabelos grisalhos. ¹ 

Mas, você pode estar se perguntando, o que causa o cabelo branco? Quais razões levam ao seu aparecimento? 

Este e outros estudos da área de dermatologia apresentam diversos fatores importantes que podem ser observados com os causadores do cabelo branco. Abaixo, vamos entender mais sobre cada um deles.  

Herança genética 

Publicado pela revista Nature, focada na área acadêmica e mundialmente renomada, um estudo pioneiro conduzido pela University College of London, revelou um gene chamado IRF4, responsável pela manutenção da coloração junto à melanina que, ao sofrer alterações, poderia resultar no aparecimento dos fios despigmentados.  

A pesquisa, que contou com a participação de mais de 6000 latino-americanos, incluindo brasileiros, concluiu que a herança genética pode ser um dos principais motivos que causa cabelo branco. ² 

Raça e etnia 

Outro fator que pode ser diretamente relacionado ao o que causa cabelo branco são as raças e etnias.

Uma pesquisa publicada pelo Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, apontou uma diferença de idade no aparecimento de fios despigmentados em indivíduos de diferentes raças. 

Enquanto pessoas caucasianas começam a despontar fios brancos no começo dos 30 anos, pessoas asiáticas tendem a ter cabelos grisalhos em torno dos 40 anos. 

Essa média ainda é mais prolongada quando se trata da população afrodescendente, que ainda segundo a pesquisa, pode ser iniciada aos 40 anos, ou aos 45 em alguns casos. 

Outro aspecto importante se dá na localização dos fios grisalhos: 

  • asiáticos e caucasianos: haste capilar, a parte mais visível do cabelo; 
  • afrodescendentes: raiz do cabelo, junto ao couro capilar. 

Leia também:  

Nutricosméticos: o que são, tipos e diferenças para nutracêuticos

O que é a biotina? Para que serve? Quais são os benefícios? 

Estresse 

Também publicado pela revista Nature, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com cientistas da Universidade de Harvard, aponta que o estresse possui um papel importante quando se fala sobre o que causa cabelo branco. 

Quem nunca ouviu falar da lenda de que Maria Antonieta, até então rainha da França, ao ser capturada por rebeldes durante a Revolução Francesa, ficou com os cabelos totalmente brancos?  

Segundo a história antiga, a coloração do seu cabelo mudou devido aos momentos de estresse vividos por ela, pensando em sua inevitável morte.   

É nesta linha de raciocínio que a pesquisa se desenvolve. Segundo os resultados, a carga de estresse causa danos irreparáveis às células-tronco, responsáveis pela produção de melanina dos pelos e cabelo. 

Vale ressaltar que esta pesquisa revela também que o estresse não está ligado somente ao envelhecimento dos fios capilares, mas também do organismo em sua totalidade. 

Radicais livres 

Os fatores externos também estão presentes entre as causas dos cabelos brancos e, entre eles, os radicais livres são os de maior impacto. 

Causados por hábitos como o exposição solar, tabagismo, má alimentação, poluição e até mesmo doenças, essas moléculas altamente reativas, produzidas no organismo humano, podem danificar as células responsáveis pela produção de melanina nos folículos pilosos. 

Assim, acúmulo de radicais livres, com o passar dos anos, estimula o desequilíbrio entre a quantidade destas moléculas e os antioxidantes que o organismo produz para combatê-las, causando o enfraquecimento na produção dos melanócitos

Como evitar o cabelo branco precoce?  

Para além dos fatores genéticos, alguns hábitos de vida também podem favorecer o surgimento dos fios brancos — e até mesmo adiantar o processo. 

Assim como acontece com outras condições de saúde, o aparecimento de cabelo branco precoce pode estar associado a algumas escolhas feitas ao longo da vida. 

Entre as causas, podemos elencar: 

  • tabagismo  
  • má alimentação 
  • consumo excessivo de álcool 
  • poluição do ar 
  • exposição solar frequente e sem proteção. 

Desse modo, quando falamos sobre o que causa cabelo branco, manter bons hábitos de vida e evitar comportamentos degradantes podem ser boas soluções para evitar o surgimento dos fios despigmentados.  

Portanto, ao notar o aparecimento do cabelo branco, sobretudo em grandes quantidades, o mais indicado é procurar um médico especialista que possa avaliar sua condição e diagnosticar a causa.  

Afinal, ele saberá avaliar seu quadro e indicar as melhores estratégias de tratamento. Dessa forma, garante-se que você tenha resultados mais eficazes e satisfatórios. 

Esperamos que as informações tenham ajudado a entender o que causa cabelo branco e que nossas dicas tenham contribuído para melhorar o seu bem-estar no geral.  

Leia outros conteúdos em nosso blog para tirar todas as suas dúvidas sobre cuidados com os cabelos e pele.  

Referências consultadas

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Canície: você sabe o que é?. Disponível em:<https://sbdrj.org.br/canicie-voce-sabe-o-que-e/>. Acesso em: 22 de junho 2021. 

¹ British Journal of Dermatology. Greying of the human hair: a worldwide survey, revisiting the ‘50’ rule of thumb. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2133.2012.11095.x>. Acesso em: 22 de junho 2021.  

² Nature Communications. A genome-wide association scan in admixed Latin Americans identifies loci influencing facial and scalp hair features. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/ncomms10815>. Acesso em: 22 de junho 2021. 

³ Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. Hair Aging in Different Races and Ethnicities. Disponível em<https://jcadonline.com/hair-aging-races-ethnicities-review/ 

https://www.nature.com/articles/s41586-020-1935-3>. Acesso em: 22 de junho 2021. 

International Journal of Trichology. Oxidative Stress in Ageing of Hair. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2929555/>. Acesso em: 22 de junho 2021.  

UAMS Health. Does Pulling One Gray Hair Cause More to Grow in its Place? . Disponível em:<https://uamshealth.com/medical-myths/does-pulling-one-gray-hair-cause-more-to-grow-in-its-place/>. Acesso em: 22 de junho 2021.  

posts relacionados

Cabelos

Se você tem problemas com o couro cabeludo, está na hora de conhecer as soluções de Mantecorp Skincare. Produtos que ajudam no tratamento e dão vida nova aos cabelos. Conheça.

Cabelos Mantecorp Skincare